Alencar e Ananias assinaram com o Santos (Crédito: Santos FC)

O Santos acertou o contrato profissional dos zagueiros João Alencar e João Paulo Ananias, da categoria Sub-17. Ambos são nascidos em 2007 e considerados atletas de projeção máxima do clube. Peixe se antecipou pela formalização da assinatura profissional já que a dupla de defensores tinha apenas o contrato de formação até abril e junho do ano que vem. Eles possuem 1 metro e 88 centímetros de acordo com a medição do clube.

Alencar é natural de Belo Horizonte (MG) e iniciou sua formação em uma Escolinha aos 4 anos, mas a quadra fechou e foi matriculado pela família em uma Escolinha da franquia do América-MG. Ele atuou em um jogo do Sub-10, com apenas 7 anos, e o técnico do Cruzeiro levou o garoto para a Escolinha cruzeirense.

Lá foi campeão da GoCup pelo em 2016 e vice-campeão no ano seguinte quando já estava sendo monitorado pelo Santos. Ele atuava também como volante na época. Alencar chegou no Peixe em setembro de 2017 captado para o campo pela comissão técnica de Leandro Macagnam, assistente Bruno Silva e superior Paulo Robson na ocasião. Também atuou pelo futsal, o que acontece muito na formação dos garotos no clube.

Lapidado pelo Alvinegro desde então, se firmou na zaga e na titularidade. Em novembro do ano passado foi campeão pela Paulista Cup Sub-16 e neste ano campeão pela Copa Brasileirinho Sub-16. Apesar da inspiração no Tiago Silva, tem os Meninos da Vila, Jair e Kayky como espelho. Nesta temporada soma 10 jogos pelo Paulista Sub-17 e 9 jogos pelo Brasileiro da categoria.

“É uma honra e motivo de muita alegria chegar a mais essa etapa da minha jornada aqui dentro do Santos. Agradeço muito a Deus e a todo mundo que sempre esteve comigo nessa caminhada. Acima de qualquer coisa, sempre darei meu máximo com essa camisa”, disse Alencar.

Ananias é natural de Mauá (SP) e iniciou em uma Escolinha do Santos na cidade natal. Passou por algumas Escolinhas em Mauá até chegar no Ribeirão Pires (futsal) com 8 anos e pelo Santo André (futsal) com 9 anos antes da chegada na Vila. No Sub-11 atuou como lateral-esquerdo e nos campeonatos de 9 jogadores enquanto nas categorias de 11 jogadores já atuava como zagueiro.

No tempo livre, busca o aprofundamento no entendimento do próprio jogo, no contexto coletivo da categoria e os próximos rivais pela frente, atividade que realiza em conjunto à Ginga Pro, empresa de consultoria tática individual que passa esses aspectos, de forma didática. Além disso, cursa Inglês com Gilson que trabalha com alguns atletas profissionais do Santos e das Sereias da Vila, para prepara e acelerar o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Tem como inspiração Neymar e, dentro da posição, curtia assistir ao Sérgio Ramos e Van Dijk. Atualmente, se espelha em jogadores com características similares, mas vê muitos lances do Robert Renan, Lucas Beraldo e Kaiky, que também é um Menino da Vila. Neste ano, tem 17 jogos e 1 gol pelo estadual enquanto 4 pelo Brasileiro.

“Vai ser um momento inesquecível na minha vida, meu primeiro contrato profissional com um Clube desse tamanho, com essa história. A partir de agora, meus objetivos só crescem. Vou trabalhar sempre mais para também fazer história aqui no Santos e dar orgulho pra Nação Santista. Agradeço a Deus, à minha família e ao Santos, por cada oportunidade”, declarou João Ananias.

Marcelo Sneig é o gestor de carreira da dupla (Crédito: Reprodução)

Leia também: