Joaquim é titular na zaga do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos anunciou a permanência do zagueiro Joaquim para a próxima temporada. A nova gestão de Marcelo Teixeira, que assume o clube no dia 2 de janeiro, garantiu que o defensor seguirá no clube para 2024 e pelo projeto de reconstrução apresentado. O Peixe vai disputar o Campeonato Paulista e a Série B.

“A nova gestão do Santos Futebol Clube, que começará oficialmente no dia 2 de janeiro, garantiu nesta quinta-feira (28) a permanência do zagueiro Joaquim para a próxima temporada, que começará com a disputa do Campeonato Paulista de 2024. O defensor demonstrou comprometimento com o momento do clube e confiança no projeto que prevê, principalmente, o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro”, publicou o Santos.

O DIÁRIO apurou em outubro que Joaquim tinha três propostas de clubes de outros países, de times da Espanha, Itália e Rússia. Os representantes do Krasnodar, da Rússia, acompanharam o jogador na vitória sobre o Coritiba por 2 a 1, na Vila Belmiro, no dia 26 de outubro.

Joaquim foi contratado pelo Santos em fevereiro junto ao Cuiabá. O clube comprou 60% dos direitos econômicos do jogador e o Dourado ficou com 40% dos direitos. O valor pago na época de de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões). Titular absoluto na zaga, o defensor tem 39 partidas, 3 gols marcados e 4 assistências.

O jogador de 24 anos assumiu o protagonismo não só na zaga, mas marcou contra Flamengo e Coritiba nas últimas rodadas do Brasileiro, além do Ceilândia pela Copa do Brasil. Ele tem contrato até o final de 2026.

O Santos já anunciou as contratações do zagueiro Gil, dos laterais Aderlan e Jorge e do meia Giuliano. O goleiro o João Paulo, o volante Tomás Rincón e o atacante Julio Furch já entraram em acordo para redução salarial e estão confirmados para 2024. O lateral Hayner, os atacantes Marcelinho, Cazares, Pedrinho, William Bigode e Otero estão com acordos encaminhados com o clube.

Leia também: