
Marcelo Teixeira comemorou a parceria com a EXA Capital (Crédito: Rafael Ribeiro/CBF)
O Santos assinou contrato com a EXA Capital, uma das principais empresas de investimentos e consultoria estratégica focada no setor esportivo e financeiro no Brasil. A parceria entre as partes tem como objetivo auxiliar na estruturação financeira do clube, a partir da implementação de processos e melhores práticas de gestão, reestruturação dos passivos e adequação do fluxo de caixa.
O presidente Marcelo Teixeira destaca que a EXA será um pilar fundamental para desenvolver uma cultura de sustentabilidade financeira, eficiência operacional e readequação dos passivos e ativos do clube.
“A parceria com a EXA Capital será fundamental para organizarmos nossas finanças, renegociarmos compromissos e garantirmos um fluxo de caixa equilibrado. Nosso objetivo é fazer do Santos um clube cada vez mais sustentável e competitivo, dentro e fora de campo”.
Segundo o CEO do Santos, Pedro Martins:
“Estamos trabalhando para conectar a vitoriosa história desportiva do Santos com práticas, rotinas e métodos avançados de gestão empresarial. O nível de competitividade da indústria exige do Santos uma nova cultura de trabalho e profissionalismo, somente assim brigaremos por títulos de maneira recorrente”.
Além do processo de reestruturação financeira do Santos, a EXA também atuará no planejamento estratégico de longo-prazo do clube para promover o incremento de receita e otimização de sua estrutura de custos. O intuito é gerar valor à marca de forma sustentável, fomentando o crescimento de faturamento e melhoria na qualidade do lucro.
EXA Capital
A EXA Capital foi fundada por Pedro Mesquita com a visão de ser a principal empresa de investimentos alternativos e consultoria estratégica do Brasil, atuando principalmente nos setores de Esportes & Entretenimento, Agronegócio, Imobiliário e Infraestrutura. A EXA é referência no setor de futebol, carregando o extenso histórico de seus sócios nas principais transações, reestruturações financeiras e captação de recursos ocorridas no meio, além de uma forte rede de relacionamentos com os principais agentes do setor e investimentos estratégicos realizados desde sua fundação.
EQUIPE
CEO
Pedro Mesquita é CEO e fundador da EXA Capital. Antes de fundar a companhia, Pedro liderou a área de Banco de Investimentos da XP por quase uma década, onde conduziu as principais transações ocorridas no mercado financeiro brasileiro e acumulou extensa experiência em reestruturações financeiras, estruturação de soluções de capital, captação de recursos e transações societárias. Pedro é amplamente reconhecido por seu pioneirismo e referência no setor de Esportes e Entretenimento no Brasil, tendo liderado os processos de reestruturação e captação de recursos para Cruzeiro, Botafogo, Coritiba, América-RN e Liga Forte União.
Sócio Executivo
Alexandre Cobra é sócio executivo da EXA Capital e responsável pela área de consultoria estratégica e reestruturação financeira. Antes de se juntar a EXA, Alexandre acumulou passagens pela Alvarez & Marsal, Cruzeiro e Americanas S.A., onde adquiriu extensa experiência em reestruturações financeiras complexas, gestão de capital de giro, preservação de liquidez e planejamento estratégico com foco na maximização de lucro, sobretudo no setor de Esportes e Entretenimento.
Estão preocupados com a zona financeira em que colocaram o clube, aposto que não fazem isso com o orçamento pessoal.
Estes caras são uma piada pronta.
Agora vai……⚰️
Passaram por Cruzeiro e Americanas.. só falidos.. tamu..f…
And Coritiba, outro….confia
Auditoria , reestruturação financeira , blá blá blá …
” A mesma praça , o mesmo banco , as mesmas flores e o mesmo jardim … ”
A auditoria vai concluir que o Santos precisa gastar 1/4 do que gasta com a receita que tem , o que o MT vai fazer a respeito ? Ignorar , como já aconteceu no Santos outras 400 vezes
O Santos em termos práticos é time pequeno há tempos e gasta como médio / grande , é óbvio que a conta nunca vai fechar
Rueda tentou reduzir custos , não diminuiu a dívida e montou times que ridicularizaram ainda mais a instituição e olha que ele nem chegou a equilibrar o negócio , pipocou e no desespero voltou a gastar mais do que arrecadava , em vão
Considerando a obsessão por fazer uma mini arena pra 20 e poucas mil pessoas que ignora 99% dos heróis que ainda torcem para o Santos e não vivem no município e visa atender apenas a meia dúzia local que se acha dona do clube não há no horizonte qualquer plano para mudar o Santos de patamar , pelo contrário , a areninha Andres Rueda da wtorre tende a perpetuar essa medíocre condição
Ou seja : o Santos age como pequeno enquanto procura por ai alguma fórmula mágica para , mesmo assim , ter status de grande
Não rola mais isso no Brasil, futebol evoluiu , estruturas evoluíram , há 12 times na frente do Santos numa hipotética fila pra ser protagonista e o Santos está mais para os clubes cariocas dos anos 90 do que qualquer outra coisa
Tá serto, vamu desviah mas diñeiro dus trochas!!
Isso tem a ver com a SAF, foi eles que estruturam o Cruzeiro pra virar SAf.
Não sou fã do Marcelo Teixeira, mas o cara contrata uma empresa para estruturar o clube financeiramente, em vez de torcerem para que dê certo, apenas criticam, como bem disse Vitor Hugo, tem torcedores que torcem para sua opinião e não pelo clube.
Gostaria de saber como está aquela euforia do Sr Neymar pai e sua Trump na reforma da vila do CT do CT meninos da vila tudo que seria feito em um mês..acabou tudo o filhinho dele agora e só aparência pque não vejo o garotinho envolvido com os outros jogadores e os faturamentos do clube onde foram parar…cadê lançamentos das camisas tudo voltou ao normal ou seja não saímos do lugar….santos continua na mesma só falação e não saímos do lugar…
Contratam essas empresas com nomes bonitos que não serve pra porra nenhuma só levar grana do clube, a receita é simples já dizia meu pai nunca gaste mais do que ganha.Outra coisa se você deve e não consegui fazer acordo com seus credores precisa de empresa pra isso você Teixeira é o que a gente já sabe um incompentente .Outra coisa é necessário ter credibilidade, se você faz um acordo de pagamento , cumpra ou se não puder pagar procure o credor antes do vencimento.
E principalmente não compre jogadores meia bocas e 0 bocas tipo: Patrick, Luizão, Thaciano, Rodrigo Ferreira, Hayner….. nenhum deles titular atualmente, mas que sangram os cofres todo o mês e irão sangrar por no mínimo 3 longos anos e ainda tem a incógnita Rollheiser ? (Leandro Damião II ? ou ainda é cedo, eu acho que é cedo mas assusta que o que vi do moço até agora….quase nada)…..
Vamos aguardar para ver. Que precisa se reorganizar é fato
Tanto desvio de dinheiro como no Santos é brincadeira. Duro é saber que ninguém será penalizado
Se a consultoria for séria, vai chegar a seguinte conclusão; “Sr. Presidente é preciso que o Sr faça um pedido de demissão, por maus tratos com o dinheiro do clube.”.
Isso é interessante. Posso tecer muitas críticas ao Marcelo Teixeira, mas entendo ser muito válido um acordo com uma empresa de estruturação financeira.
O que eles vão orientar eu já não sei, mas esperando tratar-se de uma empresa idônea, a tendência é o Santos melhorar muito. Lembrando que é uma consultoria, então depende do clube se vai seguir as práticas indicadas ou não.