João Basso foi titular do Santos nos últimos três jogos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos está em tratativas com o Arouca, de Portugal, para resolver uma dívida referente à contratação do zagueiro João Basso. O clube brasileiro precisa quitar 2,5 milhões de euros até o dia 24 de junho para evitar mais um bloqueio de transferências imposto pela Fifa, o popular Transferban.

As conversas avançaram após uma reunião realizada na última quarta-feira (11), entre representantes do Santos e dirigentes do clube português. Inicialmente, o Arouca exigia o pagamento integral do valor, mas passou a considerar a possibilidade de um parcelamento. A proposta apresentada pelo Santos inclui garantias financeiras relacionadas à negociação com o Fluminense pela transferência de Yeferson Soteldo.

A diretoria do Santos trabalha para formalizar o acordo nos próximos dias. Caso contrário, o clube ficará impedido de registrar novos atletas na janela de transferências que vai de 10 de julho a 2 de setembro. A comissão técnica já indicou a necessidade de contratações para três posições: lateral-direita, zaga, volante e ataque.

João Basso foi comprado em julho de 2023 e esteve presente no rebaixamento inédito do Santos. Em janeiro do ano seguinte, foi emprestado ao Estoril, também de Portugal. Ele retornou ao Santos em junho e foi reintegrado ao elenco.

No Campeonato Paulista de 2025, atuou em cinco partidas sob o comando de Pedro Caixinha, mas nunca se firmou como titular, com isso, a partir da décima rodada, perdeu espaço. Com a saída do treinador no início do Brasileirão e a chegada de Cleber Xavier, voltou a ser utilizado.

Nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, Basso foi titular. Ele substituiu Zé Ivaldo contra o Vitória e o Luan Peres contra o Botafogo. No entanto, mesmo com todos zagueiros disponíveis contra o Fortaleza, ele continuou entre os 11 iniciais. Durante esse período, o Santos venceu dois jogos fora de casa e perdeu um como mandante.

O elenco está em recesso desde a sexta-feira (13), durante a pausa do calendário para o Mundial de Clubes. A reapresentação está marcada para o dia 27 de junho. O próximo jogo será entre os dias 13-15 de julho, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.