
O técnico Vanderlei Luxemburgo está desempregado desde setembro de 2023 (Foto: Cesar Greco)
O Santos negocia a chegada de Vanderlei Luxemburgo para o cargo de coordenador técnico enquanto tenta resolver a situação contratual com Pedro Caixinha. A ideia é que Luxemburgo auxilie o interino César Sampaio até que o clube consiga registrar oficialmente um novo treinador.
Na semana passada, o presidente Marcelo Teixeira conversou com Vanderlei Luxemburgo e recebeu uma resposta positiva. O treinador vê com bons olhos a possibilidade de voltar a trabalhar no futebol e gostaria de fazer parte do projeto santista. Atualmente, Luxemburgo atua como comentarista na TV Bandeirantes e está sem clube desde sua saída do Corinthians, em 2023.
Vanderlei Luxemburgo teve três passagens pelo Santos: 2004, 2005-2007 e 2009. Em seus primeiros dois peródios, conquistou um total de 4 títulos paulistas. Em 114 jogos pelo Santos, teve 58 vitórias, 25 empates e 31 derrotas, com um aproveitamento de 58%.
O Santos ainda enfrenta um obstáculo importante: a rescisão de Pedro Caixinha, demitido após a derrota para o Fluminense. A multa rescisória é de 3 milhões de euros, e o treinador português tem se mostrado resistente a aceitar o parcelamento dos valores. Sem resolver a pendência, o clube não pode registrar um novo técnico na CBF.
Após a derrota para o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro, no último domingo, a pressão sobre a diretoria aumentou, e a expectativa é que a situação de Caixinha seja resolvida ainda nesta semana. Só depois disso, o Santos poderá avançar na contratação de um novo comandante.
No mercado, o Santos já sofreu recusas de treinadores como Renato Gaúcho, Dorival Júnior, Tite e Luis Castro. O clube chegou a acertar com Jorge Sampaoli, mas o argentino desistiu do acordo após declarações do CEO Pedro Martins. Tata Martino também foi consultado, mas os valores inviabilizaram a negociação. Outros nomes, como Thiago Motta e Ramón Díaz, foram sondados, mas este último acabou vetado pelo Comitê de Gestão.