Sorteio dos grupos do Paulistão será nesta terça (Crédito: Reprodução)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) irá sortear nesta terça-feira (1) os grupos do Campeonato Paulista Sicredi 2023. O evento será realizado no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, ao meio-dia.

O Peixe está no pote 1, ao lado de Palmeiras, São Paulo e Corinthians. O pote 2 tem Red Bull Bragantino, São Bernardo, Ituano e Guarani. O pote 3 tem Santo André, Botafogo, Mirassol e Ferroviária. O pote 4 tem Inter de Limeira, Água Santa, Portuguesa e São Bento.

A fórmula de disputa deve ser a mesma das últimas temporas. Na primeira fase, as equipes de um grupo enfrentam as dos outros três. Ao final da primeira fase, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final e se enfrentam em jogo único, com mando da equipe de melhor campanha.

Antes do sorteio, os líderes dos clubes irão se reunir com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, para detalhes da próxima edição do torneio regional. Além disso, a entidade convidou personalidades de cada time para o sorteio. O Peixe será representado por Ricardo Oliveira.

O Campeonato Paulista tem início previsto para o dia 15 de janeiro, enquanto a final está marcada para o dia 9 de abril. Uma das novidades para a próxima temporada será a transmissão dos jogos também pela TNT. O Paulistão estará garantido na TV aberta (Record), em streaming gratuito (YouTube), no pay-per-view (Premiere e Paulistão Play), em streaming por assinatura (HBO Max) e TV fechada (TNT).

“Esta é mais uma entre tantas novidades que o Paulistão Sicredi vem trazendo. Estar em todas as plataformas possíveis é uma conquista dos clubes, mostra a força do Futebol Paulista e oferece aos torcedores mais uma oportunidade de acompanhar os jogos”, afirma Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

O Santos busca fazer um Paulistão melhor do que nos últimos dois anos. Em 2021 e 2022, o Peixe sofreu no torneio e chegou a última rodada do lutando para não ser rebaixado. Na primeira oportunidade, venceu o São Bento, enquanto no ano seguinte, bateu o Água Santa e se manteve na Série A1.

O último título do Alvinegro completou seis anos. No dia 8 de maio de 2016, Peixe venceu o Audax por 1 a 0 na Vila Belmiro com um golaço do próprio Ricardo Oliveira e conquistou o Campeonato Paulista daquele ano, o 22º estadual do clube.