Guilherme comemora o segundo gol do Santos na vitória sobre o Paysandu (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Depois de fazer um primeiro tempo constrangedor, o Santos cresceu no segundo após as mudanças de Fábio Carille e venceu o Paysandu por 2 a 0 na tarde deste sábado, na Vila Belmiro, na estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols do Peixe foram marcados por Pedrinho e Guilherme.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Avaí na sexta-feira, às 20 horas, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

O jogo

Se o Santos esperava um jogo tranquilo e um adversário retrancado, o time teve um choque de realidade logo no começo do jogo. Bem organizado, marcando muitas vezes a saída de bola, o Paysandu foi melhor no começo da partida e teve até algumas oportunidades em finalizações de longe e cruzamentos para a área.

Sem inspiração, o Santos não conseguia ficar com a bola e criar chances de perigo. A única jogada da equipe era açroveitar as faltas laterais e cruzar a bola para a área. Novidade na escalação, o atacante boliviano Enzo Monteiro foi pouco acionado.

Para o segundo tempo, o técnico Fábio Carille trocou os dois laterais. Saíram Aderlan e Hayner e entraram JP Chermont e Rodrigo Ferreira. O time melhorou um pouco, saiu para marcar pressão, mas a primeira chance foi do Paysando. Aos 13 minutos, Val Soares recebeu sozinho na intermediária e chutou forte, a bola passou raspando a trave de João Paulo.

Incomodado, Carille fez outras duas mudanças aos 15 minutos. Saíram Otero e Enzo Monteiro para as entradas de Pedrinho e Julio Furch. A mudança não demorou para dar resultado. Aos 23 minutos, Pedrinho fez jogada individual pela direita, imvadiu a área e chutou travado com um defensor para fazer o primeiro gol do Peixe na Série B.

O Santos quase fez o segundo aos 28 minutos. O atacante Julio Furch aproveitou sobra da defesa e soltou a bomba, mas o goleiro Matheus Nogueira fez grande defesa para salvar o Paysandu.

Em desvantagem, o técnico Hélio dos Anjos soltou mais o time. Aos 31 minutos, após cruzamento da esquerda, Nícolas cabeceou e João Paulo fez boa defesa.

Mas o Santos matou o jogo em outro lance pela direita. Pedrinho recebeu na área e chutou cruzado, o goleiro Matheus Nogueira rebateu para a frente e o atacante Guilherme só empurrou para as redes.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 PAYSANDU

Data e hora: 20 de abril de 2024, às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Quarto árbitro: Guilherme Nunes de Santana (SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Gols: Pedrinho, aos 23’/2ºT (1-0), Guilherme, aos 43’/2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Joaquim e Tomás Rincón (SAN) Bryan, Michel Macedo e Quintana (PAY)

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

SANTOS: João Paulo: Aderlan (JP Chermont, no intervalo), Gil, Joaquim e Hayner (Rodrigo Ferreira, no intervalo); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Tomás Rincón, aos 42’/2ºT); Otero (Pedrinho, aos 15’/2ºT), Guilherme e Enzo Monteiro (Julio Furch, aos 15’/2ºT). Técnico: Fábio Carille

PAYSANDU: Matheus Nogueira; Edilson (Ruan Ribeiro, aos 29’/2ºT), Wanderson, Quintana e Bryan; Vilela (Gabriel Bispo, aos 21’/2ºT), João Vieira e Robinho (Val Soares, aos 22’/1ºT); Edinho (Michel Macedo, aos 29’/2ºT), Jean Dias (Gabriel Santos, aos 29’/2ºT) e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos