Santos não disputou nenhuma competição da CONMEBOL em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos caiu quatro posições no ranking anual de clubes da Conmebol, divulgado nesta segunda-feira (16). Em 2024, o clube ficou na 19ª colocação, após ocupar o 15º lugar no ano anterior. O River Plate assumiu a liderança, ultrapassando o Palmeiras, que liderava o ranking até o ano passado.

Nos últimos dois anos, o Santos acumulou uma queda significativa no levantamento. Em 2022, o Peixe ocupava a 10ª posição. Desde então, perdeu nove colocações e, em 2024, não disputou nenhuma competição organizada pela Conmebol. Apesar disso, o clube ficou à frente de equipes como o Botafogo, atual campeão da Libertadores, que aparece em 21º.

O ranking é usado para definir os cabeças de chave da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Porém, o rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro de 2023 impede o time de disputar torneios continentais antes de 2026. Essa ausência prolongada deve impactar ainda mais a posição do clube no próximo levantamento da entidade.

Além do Santos, Botafogo e Palmeiras, outros clubes brasileiros também aparecem no TOP-30 do ranking, como o Flamengo (4º), Atlético-MG (7º), São Paulo (8º), Athletico-PR (9º), Fluminense (10º), Grêmio (11º), Corinthians (18º) e Cruzeiro (26ª).

Confira o TOP-30: