Velório de Pelé durou 24 horas na Vila Belmiro (Crédito: Santos FC)

O Santos, em nome do presidente Andres Rueda,  divulgou uma nota de agradecimento pelos funcionários que trabalharam e pelas pessoas que estiveram presente no velório do Rei Pelé na Vila Belmiro. Além disso, o Peixe ressaltou a confiança da família para poder organizar a cerimônia.

Edson Arantes do Nascimento faleceu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A majestade foi internado no final de novembro e também chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.

O corpo de de Pelé chegou ao estádio por volta das 4 da manhã. O cortejo foi recebido com fogos de artifício na chegada a Santos, mesmo no meio da madrugada. Torcedores fizeram questão de aplaudir o carro. O velório teve 24 horas de duração entre às 10 horas da manhã do dia 2 e 3 de janeiro. Foram cerca de 230 mil no velório incluindo grandes autoridades, dirigentes, ex-jogadores e entre outros. Vale destacar que foram 1124 jornalistas credenciados de 23 países diferentes.

Pelo grande número de torcedores, o Peixe abriu uma exceção e deixou com que as Organizadas ficassem fora do corredor de visita para que pudessem acender sinalizadores, fogos e bateria. Os torcedores estavam bastante emocionados com o momento.  Logo depois, o cortejo partiu pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguiu depois até a Memorial Necrópole Ecumênica para o sepultamento reservado aos familiares e amigos próximos.

“Num momento de tamanha comoção e tristeza, o Santos FC vem a público agradecer o empenho e dedicação de todos envolvidos para que o Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei do Futebol, tivesse, na Vila Belmiro, uma despedida digna da sua realeza e da sua grandiosidade, não só como atleta, mas como cidadão. Quando a família nos procurou, a pedido do próprio Edson, iniciamos um planejamento minucioso, para que os torcedores, súditos do rei fossem recebidos com o carinho que ele sempre teve com todos. E esse sentimento, essa devoção, envolveu muitos setores, todos conscientes e determinados a fazer o melhor.

Os últimos dias foram intensos, desde o planejamento até a execução. Não tínhamos parâmetros de como seria o velório, afinal estávamos falando de um ícone do esporte mundial. Conseguimos atender ao público, às autoridades, incluindo o presidente da República e o presidente da FIFA, e a imprensa de 31 países, para que Pelé tivesse uma homenagem digna, que assim como seus feitos durante toda a vida, ficasse marcada na história.

Quando fazemos algo para destacar o bem, com amor, vontade, dedicação, comprometimento, tem tudo para dar certo. Utilizamos o bom senso, com todos seguindo o estabelecido e esse foi um dos componentes primordiais para que a despedida ocorresse de forma especial. Nesse ponto, temos de agradecer a todos do Clube. Nossos funcionários não mediram esforços para organizar tudo e prestar o melhor atendimento possível a quem chegava nesse momento tão emocionante. Colaboradores sem dormir, vindo ajudar mesmo de férias, se doando, imbuídos de um sentimento de agradecimento por ter o Rei Pelé como parte do Santos FC.

Agradecer também aos membros do nosso Comitê de Gestão, presentes para auxiliar na chegada das inúmeras autoridades na Vila Belmiro; aos conselheiros do Clube; aos parceiros, que se ofereceram para colaborar; aos nossos atletas; a Prefeitura Municipal de Santos, com diversos órgãos e secretarias envolvidos para a realização do velório; ao Governo do Estado, em especial a Polícia Militar, colaborando de forma mais do que especial nesses dias, ao Corpo de Bombeiros; e claro, aos nossos associados, torcidas e o público em geral, que deram verdadeiras demonstrações de amor ao nosso grande ídolo.

Um agradecimento especial ainda para a imprensa que esteve presente por muito mais do que 24 horas, assim como nossos funcionários, o que ajudou a engrandecer essa homenagem ao nosso ídolo eterno. Não podemos deixar de citar a família, por confiar plenamente no nosso Clube para essa última e grandiosa homenagem ao rei Pelé, que tivemos a honra e o orgulho de fazer no gramado, onde ele encantou o mundo. Pelé foi reverenciado, mais uma vez, em sua casa.

Enfim, todos que de alguma maneira se desdobraram para tudo sair bem-feito, mesmo em um momento tão difícil. Foi tudo como deveria ser, da maneira que o rei queria. Descansou, merecidamente, em paz. Obrigado a todos. Com certeza ele está feliz. E lembrando sempre, quem partiu foi o Edson, porque o Pelé é imortal!”

Leia também: