Jogadores do Peixe comemoram o gol de João Schmidt, no primeiro tempo (Crédito: Divulgação / Santos FC)

O Santos venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O resultado rendeu a primeira vitória do Peixe em clássico na temporada.

O gol do Santos foi anotado no primeiro tempo, com João Schmidt de cabeça. O Peixe foi muito superior ao rival na primeira etapa, tendo oportunidades de ir para o intervalo com um placar ainda mais elástico. No segundo tempo o jogo foi mais equilibrado, sem grandes lances para os dois lados.

Com o resultado o Peixe chegou aos 15 pontos e se isolou ainda mais na liderança do Grupo A do Paulistão. São cinco vitórias e apenas uma derrota na competição.

O JOGO

O jogo começou a mil por hora, com o Santos jogando no campo do Corinthians, mas sem conseguir agredir. Primeiro bom lance só aos 16 minutos, e de escanteio. Batida de Otero que a defesa corintiana afastou para o bico da área. A bola chegou em Pituca, que cruzou na cabeça de Willian Bigode, que cabeceou forte e a bola passou próxima da trade esquerda de Cássio.

E foi na bola parada que nasceu o primeiro gol santista no clássico, aos 23 minutos. Escanteio agora pelo outro lado, pela direita do ataque santista. Otero bateu na medida para João Schmidt, que na linha da pequena área e livre de marcação, cabeceou para o chão. Santos 1 a 0.

O gol acordou o Corinthians, que só assistia o Peixe a jogar. Aos 27, também de bola parada, o time do Parque São Jorge chegou pela primeira vez ao gol de João Paulo. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Garro cruzou e Romero cabeceou fraco.

O Santos respondeu rapidamente, com mais uma bola parada de Otero. Em batida de falta também pela lateral, Willian Bigode cabeceou de lado e Cássio “tirou” com os olhos, a bola que cruzou toda a pequena área.

O Corinthians voltou a chegar com Wesley, que chutou forte de fora da área. João Paulo, bem colocado, espalmou a bola. Na sequência, nos minutos finais, o Peixe chegou mais duas vezes, ambas com Guilherme em chutes de fora da área. Nos dois lances, Cássio, bem colocado, fez boas defesas. Foi um primeiro tempo de controle total do Santos, que pouco sofreu e que chegou várias vezes na frente com perigo.

O segundo tempo voltou com o Peixe pressionando. Com menos de cinco minutos a equipe chegou três vezes. A mais perigosa foi um chute de Willian Bigode, que chutou forte e teve desvio de Nonato. A bola saiu por cima do gol.

O Corinthians chegou aos 11 minutos. Romero avançou pela direita e cruzou para Wesley, que sem marcação tentou uma cabeça colocada e mandou por cima do gol.

O jogo ficou então mais lá e cá, mas sem grandes emoções, com os jogadores errando os arremates. E foi em um erro que a torcida do Peixe quase gritou mais um gol. Aderlan, aos 26 minutos, foi cruzar, mas a bola saiu forte demais mas quase caiu no fundo do gol, triscando o travessão de Cássio, que só acompanhou a bola ir para a linha de fundo.

Dois minutos depois, foi a vez de Morelos levantar oi torcedor. O atacante colombiano arriscou da entrada da área e a bola passou rente a trave direita do Corinthians.

Os 15 minutos finais foram de tensão na Vila Belmiro, com o Corinthians buscando mais o gol do empate, principalmente no jogo aéreo. Mas a defesa santista, que fez uma partida muito segura, ganhou quase todas as batalhas. Nos acréscimos, o Corinthians criou suas melhores chances. Em batida de falta da entrada da área, João Paulo fez grande defesa. Depois, em chute cruzado de Garro, o arqueiro santista fez outra importante intervenção.

No final, vitória que rendeu mais três pontos ao Peixe. Mas mais importante do que isso foi vencer o rival, que afundou ainda mais na crise, e conquistar o primeiro triunfo em clássico na temporada.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 CORINTHIANS

Data e hora: 07 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua Costa – VAR: Vinicius Furlan

Público: 13.861 torcedores

Renda: R$ 883.595,00

Cartões amarelos: Joaquim, Diego Pituca (SFC); Fagner, Romero, Pedro Raul e Ryan (COR)

Gol: João Schmidt aos 23 minutos do primeiro tempo (SFC)

SANTOS: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca (Tomás Rincón), Cazares e Otero (Pedrinho); Guilherme (Marcelinho) e Willian Bigode (Morelos). Técnico: Fábio Carille

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo (Fausto Vera); Raniele (Ryan), Maycon e Rodrigo Garro; Wesley (Yuri Alberto), Romero (Gustavo Mosquito) e Pedro Raul (Rojas). Técnico: Thiago Kosloski