O paraguaio Derlis González foi o atacante mais perigoso do Santos no jogo contra o Corinthians (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos empatou com o Corinthians sem gols na tarde deste domingo, na Arena Itaquera, em partida fraca do time de Jorge Sampaoli. Diferentemente do que vem acontecendo na temporada, o Peixe não teve o predomínio em campo, teve muitas dificuldades e foi dominado em boa parte do tempo. Foi o segundo empate entre as duas equipes neste ano – haviam empatada em 1 a 1 em amistoso na pré-temporada.

Já classificados, os santistas mantêm a liderança do grupo A do Campeonato Paulista, com 23 pontos e aguarda a definição de seu adversário nas quartas-de-final da competição estadual. Caso a Ponte Preta não vença o São Bento neste domingo, o RB Brasil vai enfrentar o Santos na próxima fase.

O jogo

A estratégia de Sampaoli não deu certo no primeiro tempo. O time foi pressionado e não conseguiu ser protagonista, como pede seu comandante. Acabou dominado em boa parte da primeira etapa.

O início de jogo mostrou que o Corinthians havia estudado o esquema utilizado pelo Santos e neutralizou os comandados de Jorge Sampaoli. Com uma marcação adiantada, o time da capital obrigou o Peixe a recuar para evitar o contra-ataque rápido do adversário.

Aos 11min, após erro da zaga santista, o rebote sobrou para Sornoza, que chutou forte, por cima do gol de Vanderlei, quase abrindo o placar. O Santos errava muito na saída de bola e os corintianos desperdiçaram algumas boas oportunidades de gol.

O Peixe conseguiu responder aos 14min, quando Derlis lançou Jean Mota, que chutou mal e a bola saiu do lado direito de Cássio. Depois disso, o jogo caiu, já que o Santos não conseguia atacar e o Corinthians pressionava a marcação, mas não ameaçava o gol santista.

O Santos veio com Cueva e Rodrygo para o segundo tempo, numa tentativa de tomar o domínio do jogo para si. Mesmo sem brilhar, o Peixe levou perigo aos 9min, com Jean Mota completando um cruzamento de Felipe Jonatan. Cássio desviou para escanteio.

A partida ficou mais aberta e equilibrada, e o Peixe passou a ameaçar mais o gol de Cássio.

Cueva perdeu a melhor chance do Santos aos 30min, quando Cássio errou na saída de bola e chutou sobre o peruano, que tentou marcar por cobertura, mas errou o gol. Nos últimos minutos, o Peixe quase marcou com Derlis, que recebeu lançamento e chutou cruzado para boa defesa de Cássio.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 X 0 SANTOS

10ª RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA

Estádio: Arena Itaquera, São Paulo (SP)

Árbitro: Douglas Marques das Flores

Cartões amarelos: Alison, Mateus Ribeiro, Derlis González, Fágner.

CORINTHIANS – Cássio; Fágner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Júnior Urso, Ralf, Sornoza; Clayson (André Luis, aos 41 min do 2º tempo), Boselli (Mateus Vital, aos 42min do 2º tempo) e Pedrinho (Vágner Love, aos 19min do 2º tempo). Técnico: Fábio Carille.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan; Alison (Cueva, no intervalo), Diego Pituca, Jean Lucas (Rodrygo, no intervalo), Carlos Sánchez (Mateus Ribeiro, aos 24min do 2º tempo) e Jean Mota; Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli