O Santos é o recordista de cartões amarelos no Campeonato Brasileiro. Com as advertências de Luan Peres e Soteldo na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco no último sábado, o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli chegou a 67 cartões amarelos recebidos na competição, uma média de quase três cartões por partida.
De acordo com números da CBF, o Vasco é quem mais se aproxima do Peixe, com 65 amarelos recebidos. Na sequência está o Botafogo, com 61 cartões, e o São Paulo, com 60 amarelos. Com 9 cartões, Soteldo é o recordista de cartões do Peixe no Brasileirão.
O Santos também é o segundo clube com mais cartões vermelhos no nacional. Com a expulsão de Evandro diante do Vasco, o Peixe já soma sete expulsões na competição, ficando ao lado do Fortaleza e atrás apenas do Fluminense, que teve 9 jogadores expulsos.
Em entrevista recente, o meia Jean Mota falou sobre o número excessivo de cartões do Peixe.
“Pode ser o estilo de jogo da gente, de pressionar sempre, de estar buscando a bola, então a gente vai tomar cartões. Mas temos muitos cartões que não deveríamos tomar também. O Sampaoli tem falado sobre não fazer falta. A gente não faz, mas quando faz, toma cartão. Esperamos mudar essa situação”, afirmou o jogador.
O Santos tem quatro jogadores pendurados no Campenato Brasileiro: Carlos Sánchez, Alison, Marinho e Uribe.
Cartões de graça deveriam ser cobrados pelo clube. Cartao por reclamação, ainda mais quando o jogador não tem razão, como faz o Soteldo, deveria ter multa. Por tirar a camisa, caberia também uma advertência, pelo desrespeito com o manto.