
Miguelito fechou com o América-MG (Crédito: Divulgação)
Emprestado pelo Santos, o meia-atacante Miguelito foi anunciado no América-MG até o fim da Série B do Brasileirão. Destaque pela Bolívia, o jogador anotou mais um gol nas Eliminatórias da Copa do Mundo diante do Peru nesta quinta-feira (20) e é vice-artilheiro do torneio. Recentemente, ele inclusive quase foi para o Dínamo Kiew (Ucrânia), mas teve negociação frustada por burocracia.
Miguel viveu frustação no último mês pela não ida ao futebol europeu. Pela nacionalidade boliviana, o garoto precisava tirar o visto ucraniano e o visto Schengen, mas não conseguiu encaminhar com os documentos. O país ucraniano vive guerra e o aeroporto segue fechado. Com a chegada de reforços no Peixe, Miguel perdeu espaço no time principal com o técnico Caixinha.
Nesta temporada, atuou em quatro jogos no Paulistão. Ganhou minutos contra Ponte Preta, Velo Clube, São Paulo e Água Santa. Ele poderia ter sido inscrito e atuado pela última Copinha da carreira, pois agora ‘estourou’ a idade para a base. No entanto, o garoto já começou a temporada dentro dos planos do profissional.
Até o ano passado, Miguel se dividiu entre o Sub-20 e o principal. Além de ter se destacado pela Seleção Boliviana nas Eliminatórias. Ainda em junho, o Peixe recusou uma proposta de empréstimo do Athletico-PR.
Leia também: Ketlen brinca com Neymar por maior artilharia pós-Pelé e projeta disputa do Brasileiro
Miguelito está no Santos desde 2018. O boliviano veio disputar um amistoso contra o Sub-15 e chamou atenção, mas a Fifa não permite a transferência internacional de menores de idade. O clube alimentou o sonho do garoto que viveu altos e baixos, jogando apenas torneios não oficiais, até completar a maioridade e ser finalmente utilizado.
Ao todo pelo profissional do Santos, Miguel tem 18 jogos. Ele tem vínculo até 24 de abril de 2027.
Vixi, agora vai ser só notícias do América aqui no portal diário de um Miguelito, pelo tanto que falam dele achei que iria pro Real pra jogar com o Rodriygo.
É verdade que ele não se firmou, porém, também é verdade que as chances que lhe foram dadas foram muito escassas. Se dessem a ele as mesmas chances que as dadas a Patrick, Thaciano, por exemplo, talvez produzisse mais e sairia muito mais barato.
Paulo, é verdade que Miguelito não jogou muitas vezes no time principal do Santos FC, mas atuava regularmente no sub-20 e aparecia muito em jogos contra adversários fracos e meio que desaparecia contra adversários fortes. Então teve sim muitas oportunidades de convencer com seu futebol (parece sempre meio desinteressado).
Agora vendo números frios do sofascore:
Miguelito – partidas que jogou minutos jogados. gols marcados assistência dada média das notas nos jogos
2025. 4. 144 0 0 6,7
2024 5 104 0 0 6,58
Thaciano
2025. 11 499 2 0 6,72
2024 (Bah). 58 4045 14 5 7,02
Patric
2025 Atl 5 160 0 0 6,78
2024 San. 10 280 0 1 6,70
Boa sorte ao Miguelito, vi os melhores momentos dele contra o Chile, num jogo em que ele marcou um gol, parece que lá, mesmo jovem, já está com confiança pra jogar, no Santos ainda não, sempre entrou pressionado ou mau utilizado, tomara ganhe a confiança necessária pra desenvolver seu potencial.
Desde que Miguelito teve condições de jogo, passaram 8 ou 9 treinadores no Santos. Nenhum deles gostou de Miguelito. NENHUM. Será que todos, absolutamente todos, estão errados e os certos são os luminares que comentam aqui e enxergam futebol nesse “craque” padrão Bolivia? Mas é é um cara de sorte. Serve para compor elenco em time na série C e conseguiu uma boquinha na B. É mais uma lenda urbana que passa pelo Santos recentemente, tipo Lacava, Máxi Rolon, Zabala, Enzo Monteiro….
Concordo, toda vez que teve chance nunca apresentou absolutamente Nada
Não é pq fez gol pela Bolívia que serve pro SANTOS
Boa sorte ao Miguelito. Tomara que consiga se firmar como jogador profissional e atrair clubes interessados em adquiri-lo em definitivo (apesar do Lucas Barbosa, que se mostrou um jogador mais bem sucedido do que o Miguelito ter sido vendido por uma bagatela). As morenas mineiras que se cuidem: se caírem na área o Miguelito não perdoa.