Jair entrou em campo em dois jogos na temporada de 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Por Lucas Barros e Laura Marcello

O Santos encaminhou a renovação do contrato do zagueiro Jair. O jovem defensor, uma das joias da base do clube que já atua no time principal, deve assinar seu novo vínculo na próxima terça-feira (23).

O contrato atual do defensor iria até 15 de junho de 2025, e ele poderia assinar um pré-contrato com outro clube ao final da temporada. No entanto, dada a importância do jogador para o time, tanto em termos esportivos quanto financeiros, o clube e o atleta já estão em negociações há mais de um mês.

Recentemente, Jair teve uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, o que o impediu de participar da vitória do Santos sobre o Paysandu na primeira rodada da Série B. No entanto, sua recuperação está progredindo bem, e ele deve estar disponível para o técnico Fábio Carille em breve.

Nesta temporada, Jair fez sua reestreia pelo Santos na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, em 9 de março. Posteriormente, ele participou do jogo contra a Portuguesa nas quartas de final do Paulistão, convertendo o pênalti que garantiu a classificação do Alvinegro.

Jair já havia estreado pelo time principal do Santos no final do ano passado, mas precisou passar por um procedimento de reequilíbrio muscular no início da temporada para voltar a ser utilizado. Ele foi inscrito na Lista B do Paulistão, ganhou massa muscular e recuperou a força nas pernas antes de sua reestreia.

O jogador, que é natural de Orlândia (SP), chegou ao clube para o Sub-11 como centroavante, mas foi posteriormente colocado na zaga devido à sua estatura e se firmou na posição desde então. Em junho de 2021, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, com uma multa rescisória estimada em 70 milhões de euros (R$ 422 mi).

Leia também: