O Santos encaminhou a renovação do atacante Weslley Patati por mais três temporadas e duas automáticas. O representante do Menino da Vila, Maurice Cohen, e Alexandre Gallo, coordenador técnico do clube, chegaram em um acordo pela prorrogação do vínculo.
Atualmente, o vínculo do garoto com o Alvinegro é válido até o final de 2024. Destaque do Sub-20 do Santos, Patati vem ganhando mais espaço no time principal no último ano nas categorias de base. Nesta temporada, foi utilizado em oito partidas, sendo cinco pelo Brasileirão. Ao todo, ele tem dez jogos pelo principal.
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Neste ano, ele também tem 7 gols em 4 jogos pelo Paulista Sub-20, 2 gols em 8 jogos pela Copinha, 12 jogos e 9 gols pelo Brasileiro, sendo o artilheiro isolado do torneio, além de 2 gols em dois jogos pela Copa do Brasil da categoria. Ou seja são 20 gols em 26 jogos pelo Sub-20 em 2023.
Leia também:
Torço para o Patati, que hoje ainda não tem condições físicas, principalmente, para atuar na Série A. Como é muito jovem, pode evoluir e ser útil para nós em 2024, na B.
O sub 23 faz muita falta para os jogadores em formação . Patati é bom jogador, mas vamos com calma.
O Santos FC carece de jogadors como o Patati, que consegue quebrar a linha defensiva adversaria com jogadas individuais. Atacante veloz e driblador é um item raro, mesmo na base.
Alem de ser um ponta incisivo, o Patati gosta de finalizar (vive uma fase de artilheiro no Sub 20) e tem se especializado na bola parada. Um fator que o prejudica e o fisico franzino (não vai evoluir muito mais do que tem hoje), o individualismo excessivo e a marra. O garoto precisa ser bem orientado para nao se perder. Precisa pensar mais no jogo coletivo..Pesando os pros e contras, seria melhor apostar no Patati do que insistir com Lucas Braga e Estive em Mendoza.
Leia-se: “Fatores que o prejudicam sao […]”