
Rafael Freitas veio por empréstimo do Guarani (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)
O Santos encaminhou a renovação do empréstimo do atacante Rafael Freitas, do Sub-20, por mais uma temporada. Emprestado pelo Guarani, o vínculo encerraria no fim deste mês de julho e agora deve ir até junho de 2026. O garoto se recupera de uma lesão de LCA, mas o clube já projeta uma futura compra definitiva do jogador.
No último ano de Sub-20, Rafael Freitas passou por uma cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e tem trabalhado em dois períodos na fisioterapia do Peixe. No quarto mês após a lesão, ele aguarda a recuperação para saber se poderá atuar pela última Copinha da carreira ou se já fica à disposição do profissional.
Com a confiança do Alvinegro e expectativa de minutagem após a LCA, o clube terá de pagar R$ 1,2 milhão ao Bugre para ter o atacante em definitivo. Antes da lesão de LCA, Freitas já vinha chamando atenção da comissão técnica principal e vinha se dividindo entre a categoria e os treinos com o time de cima.
Rafael Freitas se machucou atuando na goleada do Sub-20 sobre o São Paulo por 4 a 2 de virada, em Cotia, na terceira rodada do Brasileiro da categoria, no dia 27 de março. Ele iniciou como titular, mas saiu aos 20 minutos do primeiro tempo após virar o joelho em um lance na área adversária.
Leia também: Santos pode fazer amistoso em Belém antes da volta do Brasileirão
Ele chegou a estrear pelo profissional na goleada sobre o Coritiba por 4 a 1, no Couto Pereira, em amistoso, no dia 16 de março. O jogador já havia sido inscrito pelo Peixe na Lista A do Paulistão e ficou no banco na vitória sobre o São Paulo por 3 a 1, na Vila Belmiro, e no empate em 0 a 0 com o Novorizontino, no Jorjão.
Desde quando chegou em agosto passado pelo Sub-20, o atacante teve 3 gols em 6 jogos pelo Paulista e 2 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes. Rafael chegou a marcar nos amistosos preparatórios para a Copa São Paulo em dezembro. Neste ano na Copinha, teve 3 gols em 3 jogos. Pelo Brasileiro Sub-20, tinha sido titular contra o Botafogo, marcando dois gols, e também atuou contra o Atlético-MG.
Natural de Casa Branca (SP), Rafael completa 20 anos em agosto. O jogador está desde o Sub-13 no Guarani e já surgia como destaque. Ainda em 2022 começou a atuar pelo profissional da equipe campinera. Mas foi ano passado que ganhou sequência e atuou em 6 partidas na Série B chegando a ficar no banco do Bugre na goleada sofrida para o próprio Santos por 4 a 1, na Vila Belmiro.