O Santos não se classificou para o mata-mata no último Aspirantes (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira, às 15 horas, no Parque São Jorge na estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O clássico terá transmissão no Eleven Sports e arbitragem responsável por Fabiano Monteiro dos Santos. Será a estreia do Peixe na competição e Edinho quer buscar o título.

“Neste ano será um novo grupo em relação ao ano passado. Graças a Deus, com a evolução da categoria, vários jovens subiram ao profissional e estão dando suporte. Então, podem esperar um grupo reformulado, que acredito que vai fazer uma grande campanha”, avalia Edinho. Ele acrescenta ainda que “estamos lutando muito para montar uma equipe organizada. Em 2020, enfrentamos equipes mais velhas, maduras, mas fizemos uma ótima campanha na competição. Vamos em busca do título”, afirmou Edinho.

São 16 clubes participantes, definidos pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF 2021. O grupo A é formado por Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Juventude, Ponte Preta e Vitória. O Santos está no grupo B ao lado de Avaí, Bahia, Coritiba, CRB, FluminenseFortaleza e Red Bull Bragantino.

Na primeira fase as equipes são divididas em dois grupos (A e B). Os clubes do grupo A enfrentam o do B e vice-versa, os quatro primeiros da tabela de cada chave avançam para a segunda fase. Nesta fase os oito clubes classificados são divididos em outros dois grupos com quatro participantes cada, avançam os dois primeiros de casa grupo. Na terceira fase, de semifinal, as quatro equipes classificadas disputam o mata-mata e avançam para a grande final.

Na última edição do Brasileiros de Aspirantes, O sub-23 terminou em quinto lugar com 14 pontos e por pouco não se classificou para a segunda fase. Foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas dos oito jogos na fase de grupos do campeonato. Alguns Meninos da Vila subiram para compor o profissional e outros ajudaram a equipe sub-20.