Será a estreia de Pablo Fernandez em partida oficial no Santos após retorno ao clube (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos enfrenta o EC São Bernardo nesta terça-feira, às 15 horas, no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, na estreia da Copa Paulista. A partida terá transmissão na Eleven Sports e Paulistão Play. Vinicius Furlan apita o confronto que marca a estreia do técnico Pablo Fernandez em uma partida oficial pelo Santos após o retorno ao clube.

O Peixe disputou a competição pela última vez em 2018, com um time que tinha John como goleiro, Sabino na zaga e Wagner Leonardo no banco de reservas. O clube vai utilizar a equipe Sub-23 na competição e será dirigido por Pablo Fernandez. Santos está no grupo 3 ao lado de São Bernardo FC, EC São Bernardo e EC Primavera.

Na partida desta terça, o Peixe deve ter a equipe base que venceu o Atlético-GO por 2 a 1 no último domingo, pelo Brasileiro Sub-20, reforçada pelo lateral-direito Mikael, pelo meia Anderson Ceará e pelo atacante Pablo Thomaz.

“As expectativas para a estreia são as melhores possíveis. A gente vem acompanhando os jogadores que vem jogando no Sub-20, quase todos têm jogado, então temos um grupo de qualidade, que vai buscar a classificação nesta primeira fase. Temos uma equipe que vai buscar o gol o tempo inteiro, uma equipe ofensiva, com este DNA que o Santos sempre teve, de buscar o gol, de ser vertical. Espero que agrade a torcida”,  afirmou Pablo Fernandez.

Os participantes foram divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três com quatro clubes e um com cinco equipes. Após turno e returno, os dois mais bem colocados de cada chave avançam para o mata-mata. O início do torneio está previsto para o dia 14 de setembro e a final para 16 de novembro.

Por um grupo contar com um time a mais que os outros três, a classificação geral será definida por aproveitamento. O melhor colocado geral enfrenta o oitavo mais bem classificado, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro pega o sexto, enquanto o quarto e quinto duelam por uma vaga as semifinais. Em caso de igualdade a partir desta fase, a vaga será definida por pênaltis.

Os quatro classificados fazem as semifinais e, posteriormente, os dois clubes que avançarem farão a final. O campeão tem a opção de escolher entre uma vaga da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro da Série D. O vice-campeão fica com a outra opção.