O Santos entrou em acordo com o staff pela multa de Souza e marcou a assinatura da renovação do atleta para a tarde desta quinta-feira (28). A diretoria avançou bastante pela prorrogação do vínculo nos últimos dias, mas estava travada na situação comercial uma vez que os agentes pediram uma multa não tão alta para uma futura negociação do jogador.
Como o jogador tem viagem marcada nesta sexta-feira (29) para aproveitar as férias, o próprio staff também acabou cedendo a situação pois caso não entrasse em acordo essa semana teria de assinar apenas quando retornasse. Ele deve assinar até 2028.
Depois de algumas tratativas, a diretoria conseguiu chegar perto dos valores e do projeto esportivo desejado pelo staff do Menino da Vila. Os agentes do jogador receberam sondagens e até proposta pelo atleta, que é destaque da Seleção Brasileira de base e tem ainda vínculo com o Peixe até maio do próximo ano.
Nessas últimas semanas houveram sondagens do mundo árabe, assim como do Chelsea (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e outros clubes do mercado interno pelo atleta. Souza queria um projeto de carreira e um aumento significativo em seus vencimentos para permanecer na Vila, pois ele sempre priorizou ficar no clube.
Ainda no dia 4 de novembro, o presidente Marcelo Teixeira realizou uma reunião com os empresários de Souza, na capital paulista. A proposta apresentada pelo cartola não agradou pela falta de um projeto esportivo ao garoto. Além disso, o salário oferecido foi inferior, cerca de três vezes menor aos valores que aos companheiros da base que já estão no profissional recebem, caso de Jair.
Diante da situação, o dirigente saintista chegou a conversar com a família do jogador para tentar entender a situação. Souza estaria magoado pela falta de minutagem e pela falta de vitrine, fatos que fizeram o jogador sair do ‘radar’ da Seleção Brasileira de base. Quando atuava na base do Alvinegro, ele foi o atleta da base mais convocado pela Amarelinha.
Inclusive, Souza participou da última edição da Copa do Mundo Sub-17. Já em abril do ano passado, ao lado do Chermont, conquistou o Sul-Americano Sub-17. A ideia do jogador é fazer história e permanecer no clube, mas esperava mais profissionalismo no tratamento pela renovação.
Mesmo com sondagens, o staff não teve interesse em ouvir times brasileiros e ficou ‘chateado’ por ver o Santos fazendo projeto e valorização salarial para garotos menores na base. No dia 30 de outubro, o próprio Marcelo Teixeira havia falado que a prorrogação do contrato Souza estava apalavrada, em reunião com o Conselho Deliberativo, mas fez um alerta ao empresário do jogador, Giuliano Bertolucci.
“Nós acreditávamos na palavra dos profissionais que renovaram os contratos do Chermont, do Jair, dentro dos prazos e limites como nós tínhamos colocado. O empresário é o mesmo. Não acredito que esse empresário venha a falhar ou ter algum tipo de atitude diferente da que está apalavrada. O que o Departamento de Futebol informa é que está concluída a questão de negociação, faltando apenas a presença dele aqui junto com os representantes e familiares para celebrar o documento. Não creio que tenha mudança em relação à isso. Até porque, se tiver, a atitude que o Santos tiver com este ou qualquer outro empresário será diferente a partir do momento que tiver dúvida ou alguma situação que comprometer aquilo que está apalavrado. Nós acreditamos que está próximo de ser celebrado”, afirmou Marcelo Teixeira na época.
Souza poderia assinar um pré-contrato com outro clube agora em dezembro. Apesar do compromisso com o Peixe conter mais dois anos automáticos, o que trava uma negociação interna, a Fifa não reconhece para negociações internacionais.
O lateral estreou pelo profissional do Peixe neste ano no empate diante o Mirassol por 2 a 2, no José Maria de Campos Maia, pela sétima rodada do Paulistão, no dia 11 de fevereiro. Ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo e deu o cruzamento que gerou o gol de Willian Bigode, o segundo do Peixe na partida. Neste confronto, acabou sofrendo uma lesão na musculatura posterior da coxa esquerda.
Souza então se recuperou, atuou em alguns jogos pelo Sub-20 para ganhar minutagem e voltou a ficar à disposição da comissão técnica de Fábio Carille. Ganhou minutos na Série B contra a Chapecoense, Vila Nova, Coritiba, Sport, Amazonas, Ponte Preta e no segundo turno contra a Chape, dando assistência e sendo um dos destaques da partida, além do próprio Leão da Ilha.
HISTÓRICO
Souza é de Mauá (SP) e nascido em 2006. O jogador chegou ao Santos com 9 anos. Ele atuava pelo Juventus no futsal e através de um jogo pelo Paulista recebeu um convite do Peixe para realizar testes. Chegou para o ataque e depois foi colocado na lateral, mas é polivalente e atuou até como meia no Alvinegro. Figurinha carimbada na Seleção de base, o lateral foi campeão Sul-Americano Sub-17 no ano passado e atuou na última Copa do Mundo da categoria.
Veja os números do Souza pelo Santos:
- 2016: 1 gol em 10 jogos (Paulista Sub-11)
- 2017: 7 gols em 23 jogos (Paulista Sub-11)
- 2019: 1 gol em 14 jogos (Paulista Sub-13)
- 2021: 1 gol em 13 jogos (Paulista Sub-15)
- 2022: 1 gol em 23 jogos (Paulista Sub-17) | 1 jogo (Paulista Sub-20) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2023: 4 gols em 9 jogos (Paulista Sub-17) | 3 jogos (Paulista Sub-20) | 5 jogos (Copinha) | 10 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2024: 1 gol em 5 jogos (Copinha) | 2 jogos (Paulista Sub-20) | 6 jogos (Brasileiro Sub-20) | 1 jogo (Paulistão)| 8 jogos (Série B)
Que bom que deu certo, o erro foi não ter resolvido isso já lá atrás quando foi lançado no paulistinha….. Junto com o Luca Meireles pra mim é o que mais pode vingar dos 4 da base que jogam no profissional, Jair é superestimado e tomara que sejá vendido, Chermont tem deficiências (marca mal e não saber fazer um cruzamento, ainda que até apoie bem, Souza ao contrário já deu assistência em cruzamento e marca melhor mas tem concorrência na lateral esquerda, o Escobar se não é técnico é duro na queda na marcação e raçudo e não desiste nunca, na direita o Chermont tem concorrentes horríveis o Hayner e o Rodrigo Ferreira são jogadores de série C….
“HOuveram”? Meu Deus!!!!
Ahahaha, pra ser blogueiro no diário não precisa conhecer a língua portuguesa. “Houveram menas xances pro Souza ao invés de que para o Chermont” (Bertolucci, o “incomrriptível”).
Acho que o Souza, chermont, e o Jair tem futuro mas, deveriam antes ser emprestados, no Santos atual a cobrança é muito grande e os jovens não tem estrutura pra aguentar, quando o time vai bem tem um ótimo elenco qualquer um dá certo, mas no nosso caso elenco fraquíssimo tem tudo pra dar errado.
Boa noticia, o Souza é um lateral de muito potencial, principalmente no apoio ao ataque. Essa novela é o resultado da “barbeiragem” do Gallo (mais uma para a coleção) que foi negligente na renovação do contrato do garoto e quase deixou o jogador sair de graça. Agora, é dificil de acreditar que o Souza tenha recebido sondagens do Barcelona e de outros times da Europa, com salarios maiores do que a oferta do Santos FC, e, mesmo assim, tenha feito a opção de continuar no Glorioso Alvinegro Praiano, para ficar na reserva do Escobar, disputando uma vaga no banco com o Kevyson. Se essa negociação está atrelada a venda do Jair e a compra do Wendel Silva (pela bagatela de 3 milhões de euros), pode ser que o negocio não tenha sido bom nem para o Santos FC e nem para o próprio Souza (a venda do Jair, ok, pois o Santos FC precisa de dinheiro, mas a compra do apenas esforçado Wendel e bem questionável).