O zagueiro Robson Bambu já está atuando pelo Athlético Paranaense (Crédito: Maurício Mano/Site Oficial Athletico PR)

O Santos entrou na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), da CBF, solicitando uma indenização pelo caso Robson Bambu, que deixou o clube com destino ao Atlético-PR. O Peixe alega que tinha a prioridade na renovação do contrato profissional do jogador. A previsão de multa corre em torno de R$ 14 milhões.

Robson Bambu ganhou destaque no Santos com a chegada do técnico Cuca. O clube tentava a renovação de contrato (que encerrou em novembro), mas não chegou a um acordo com o atleta. Então, o Santos formalizou uma proposta na Federação Paulista de Futebol. Mesmo assim, Robson Bambu assinou com a equipe paranaense e, inclusive, já estreou pelo time Sub-23 no Campeonato Paranaense. A empresa responsável pelo defensor, Magnitude, foi procurada pela reportagem, mas não quis se posicionar sobre o caso.

O processo está em fase instrutória e procedimento administrativo na Câmara para que na sequência ocorra o julgamento do caso. A expectativa do departamento jurídico do Santos é de que o caso seja julgado até o final do ano visando a preferência prevista nos termos do artigo 29 da Lei Pele:

“Art. 29. A entidade de prática desportiva formadora do atleta terá o direito de assinar com ele, a partir de 16 (dezesseis) anos de idade, o primeiro contrato especial de trabalho desportivo, cujo prazo não poderá ser superior a 5 (cinco) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.395, de 2011)”