Novo escudo terá coroa em homenagem ao Rei Pelé (Crédito: Reprodução)

O Santos divulgou uma nota de esclarecimento sobre a utilização da coroa no uniforme nesta quarta-feira (11). A mudança no uniforme em homenagem ao Rei Pelé está prevista no Novo Estatuto, aprovado pelo próprio Conselho e pelos sócios do clube. No entanto, ela só poderá ser utilizada nas camisas de jogo do futebol profissional, feminino, de base e futsal.

Já nos demais materiais, o distintivo segue o tradicional, seja em uniformes de treino, ações promocionais, de marketing e na estrutura do clube. O Estatuto também explica, no artigo 4º, que o SANTOS tem como símbolos permanentes e inalteráveis, nas cores branca e preta, o distintivo, o pavilhão, o hino e os uniformes.

O artigo 103 deixa claro: “Fica estabelecido que a partir da data de 01 de janeiro de 2023 o SANTOS passará a utilizar em jogos de futebol profissional, amador e no Futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em todas as suas camisas, uma coroa sobre as estrelas existentes dos títulos mundiais, à título de homenagem permanente ao EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, “Rei Pelé”, e será considerada como Honraria em conformidade com Artigo 97.”

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a equipe Sub-20 do Santos já está utilizando o uniforme com a coroa. Na estreia do Peixe no Paulistão no sábado (14) contra o Mirassol, às 20h30min, na Vila Belmiro, o time principal também estará com a coroa na camisa. Além disso, a partida vai marcar uma série de homenagens ao Rei Pelé.

Edson Arantes do Nascimento faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A majestade foi internado no final de novembro e também chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.

Leia também: