Santos faz estreia no Paulista Sub-15 e Sub-17 neste domingo (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos estreia no Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17 contra o Mauense, neste domingo, no Estádio Municipal Pedro Benedetti. O Sub-15 entra em campo às 9 horas enquanto o Sub-17 entra às 11 horas. Será a estreia dos técnicos Raphael Bahia e Gabriel Bussinger no comando oficial das categorias.

A categoria Sub-15 não estava nos treinos presenciais e sofreu uma troca no comando técnico. Flávio Antunes, o Flavinho, deixou o comando e a nova diretoria trouxe o técnico Raphael Bahia. Um dos principais destaques da categoria é o meia Matheus Lima, já sondado por clubes europeus, que projetou a estreia na competição.

“Estou muito empolgado com o início do Paulista Sub-15. Todos nós sabemos que a base do Santos é uma das mais fortes do Brasil e, novamente, entramos para brigar pelo título. Particularmente, acredito que tenho muito a agregar à equipe. Minha passagem pelo Sub-17 ajudou em meu amadurecimento e meu crescimento como atleta. Agora, é colocar em prática todo os ensinamentos que absorvi na categoria acima”, afirmou Matheus Lima.

No Sub-17, o recém contratado zagueiro Arthur Mascaro também falou da estreia da categoria no estadual. A equipe também sofreu uma troca técnica, Elder Campos deixou o comando após a eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-17.

“Uma competição de extrema importância para mim. Por questões contratuais, pude jogar apenas três jogos pelo Santos no Campeonato Brasileiro Sub-17. O Paulista é a chance de eu mostrar meu potencial e agarrar as oportunidades na equipe. Entro focado para me doar ao máximo. Tivemos um bom tempo para nos prepararmos para o início do Paulistão e tenho certeza que isso nos trará grandes resultados”, afirmou o zagueiro.

Os 42 clubes participantes foram separados em sete grupos de seis – que se enfrentam em turno e returno – com primeiro e segundo de cada chave se classificando. Além disso, os dois melhores terceiros colocados também avançam. As 16 equipes classificadas serão divididas em quatro grupos de quatro, classificando campeão e vice de cada chave após enfrentamento em jogos de ida e volta.

O Santos está no grupo 7, ao lado de São Caetano, Grêmio Esportivo Mauaense, Ibrachina, Jabaquara e Mauá. A partir das quartas de final, os confrontos serão em mata-mata, com o empate no placar agregado levando a decisão da vaga ou título, aos pênaltis.