Santos Sub-17 é comandado por Elder Campos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos enfrenta o Athletico-PR neste sábado, às 15 horas, na estreia do Campeonato Brasileiro Sub-17, no CT do Caju, em Curitiba. A partida terá transmissão pelo MyCujoo e arbitragem responsável por Cristian Eduardo Gorski da Luz. Elder Campos, treinador da categoria Sub-17, quer fazer uma boa primeira fase para alcançar a classificação.

“A gente sabe que é uma competição com o nível muito difícil. São garotos novos, uma geração que ainda tem mais um ano pela frente na categoria. Então estamos trabalhando e esperamos fazer uma boa competição. É claro que o Santos tem o objetivo de sempre brigar por títulos, mas acho que temos que trabalhar devagarinho para buscar uma classificação e depois alçar vôos maiores. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito, com a entrega dos atletas. Eles vêm entendendo o que a gente pede nos treinamentos. Vamos enfrentar um adversário fortíssimo, vice-campeão da edição anterior e sabemos que a responsabilidade é grande, mas acreditamos que essa garotada vai dar a resposta que queremos”, afirmou Elder Campos.

O atacante Alison Matheus e o meia Matheus Lima são as principais apostas do Alvinegro no Brasileirão Sub-17. O atacante Felipe Laurindo sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo e é desfalque para a temporada do Santos Sub-17. Ele  havia assinado seu primeiro contrato profissional com o clube no último mês e era expectativa na competição.

A competição foi adiada diversas vezes devido ao agravamento da pandemia no país, os treinos das categorias de base do Santos chegaram a ser paralisados. O Peixe está no grupo B ao lado de Athletico-PR, Atlético-MG, Chapecoense, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Sport e Vasco. O Fluminense é o atual campeão brasileiro sub-17.

Na primeira fase as equipes são separadas em dois grupos de dez, os clubes de cada grupo se enfrentam entre si em turno único de nove rodadas. Os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como nas semifinais e a grande final.

Na última edição do Brasileiro sub-17, o Santos terminou na sexta colocação do grupo B, com nove pontos ganhos. Foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas na competição, com nove gols marcados e 12 gols sofridos.