Santos deve mudar o nome de uma das arquibancadas da Vila Belmiro para Cosmo Damião (Foto: Galeria Santista)

Cosmo Damião Freitas Cid faleceu no último sábado, aos 67 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) uma semana antes. Ele foi o fundador da Torcida Jovem do Santos, a maior organizada do clube, e deve receber uma homenagem do Peixe nos próximos dias. A ideia é dar o nome de Cosmo Damião à arquibancada onde os torcedores organizados costumam ficar.

Atualmente, esse setor na Vila Belmiro é chamado de “Arquibancada Tiradentes” devido à rua onde está localizado, mas, atendendo ao pedido dos torcedores, o clube deverá alterar o nome para “Arquibancada Cosmo Damião”.

Cosmo foi um dos fundadores da Torcida Jovem em setembro de 1969, quando tinha apenas 13 anos. Ele foi presidente por cinco mandatos e permaneceu envolvido durante os 54 anos de existência da torcida, o que o tornou conhecido como o “eterno presidente”.

A fundação da Torcida Jovem ocorreu na casa de Cosmo, junto com amigos como Almir, Alemão, China, Chacrinha, Mestre Pedrão, Magrão, Celso Jatene e Zuca. Desde então, ele sempre esteve na linha de frente da organizada. A homenagem do Santos representa mais uma forma de encarnar uma das frases mais emblemáticas do hino santista: “Nascer, viver e no Santos morrer”.

Leia também: