Jogadores do Santos comemoram vitória no clássico e classificação para as quartas de final (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista de 2024, o Santos está bem perto de garantir classificação para a Copa do Brasil de 2025. O Peixe está fora da edição deste ano do segundo maior campeonato do Brasil.

O Paulistão dá cinco vagas na Copa do Brasil, para os quatro clubes semifinalistas e para o clube eliminado nas quartas de final com a melhor campanha. O Santos agora espera o adversário no jogo único das quartas, que só não será realizado na Vila Belmiro se o Peixe perder todos os jogos que ainda resta e a Portuguesa vencer os seis jogos que ainda irá fazer.

Com a melhor campanha atualmente no Paulistão, mesmo em caso de eliminação nas quartas, o Santos só perderia a vaga na Copa do Brasil de 2025 se a campanha fosse superada por outro adversário eliminado nas quartas. Um exemplo seria o Palmeiras terminar, que hoje tem cinco pontos a menos que o Peixe e dois jogos a menos, terminar a fase de classificação com uma pontuação maior e ser eliminado nas quartas.

Mesmo nesse cenário, a campanha do Santos ainda pode ser suficiente para garantir vaga na Copa do Brasil, mas nesse caso precisaria esperar até o final do Campeonato Brasileiro. Se Palmeiras, Corinthians, São Paulo ou Red Bull Bragantino terminarem na frente do Santos no Paulistão e garantirem vaga na Copa Libertadores via Brasileirão (ou Copas), o sexto, sétimo, oitavo e até o nono colocado do Paulistão garante vaga na Copa do Brasil.

No ano passado, o Corinthians terminou o Paulistão na sétima colocação e o Botafogo de Ribeirão Preto na oitava (foi o eliminado nas quartas com a pior campanha) e ambos garantiram vaga na Copa do Brasil, já que o São Paulo se classificou com o título da Copa do Brasil e Palmeiras e Red Bull Bragantino se classificaram pela campanha no Brasileirão.

Leia também: