
Meninos da Vila golearam na estreia do Brasileiro Sub-20 (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)
O Santos goleou o Botafogo por 4 a 1, de virada, no CT Rei Pelé, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quarta-feira (12). Os gols foram de Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles.
Para o confronto, o técnico Leandro Zago teve os “reforços” dos Meninos da Vila que estavam integrados ao profissional como o lateral-esquerdo Vinicius Lira, o meia Bernardo e os atacantes Mateus Xavier e Luca Meirelles. Além deles, o goleiro Rodrigo Falcão, que ia reestrear na Copinha após lesão de LCA e no menisco, mas sofreu uma lesão no quinto metacarpo da mão e retorna de fato.
Na próxima rodada, duelam contra o Atlético-MG na segunda-feira (17), às 20 horas, no Sesc Nova Venda, com transmissão no SporTV.
Além do Peixe, também participam: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.
O JOGO
Com apenas um minuto de jogo, o Peixe teve falta pela esquerda do campo de ataque e Rodrigo Cezar alçou a bola à área. Gabriel Simples subiu alto para desviar de cabeça e fez a bola explodir no travessão, antes de sair pela linha de fundo. Dois minutos depois, Rafael Freitas roubou a bola na saída dos adversários e chegou à entrada da grande área pela direita.
Na batida cruzada do camisa 7, a bola saiu pela linha de fundo, à esquerda da meta. Aos onze minutos, Gustavo Henrique estava ligado na saída dos adversários e roubou a bola invadindo a grande área. O goleiro saiu bem nos pés do camisa 8 santista e impediu a finalização. Cinco minutos depois, Profeta recebeu passe de Mateus Xavier pela ponta direita e cruzou a bola para o meio da área.
Após desvio de cabeça de João Alencar, a bola chegou a Gabriel Simples, pela direita. O lateral santista chegou batendo com muita força e parou em grande defesa do goleiro a “queima roupa”. Aos 18, o Botafogo abriu o placar com gol de Yarlen. O camisa 7 recebeu a bola pela esquerda da entrada da área e bateu no pé da trave esquerda.
A bola ainda tocou o goleiro Rodrigo Falcão, que não impediu que ela entrasse nas redes. Dois minutos depois, Rodrigo Cezar invadiu a área tabelando com Vinícius Lira pela esquerda e posicionou o corpo para bater colocado, buscando o canto direito. A finalização do camisa 10 acertou a trave e a bola acabou sendo recuperada pelos adversários.
E logo aos 21, o Santos FC já empatou o placar após jogada espetacular de Luca Meirelles. Na ponta direita, o camisa 9 dominou lançamento pelo alto tirando seu marcador do caminho com toque de cabeça. Ele arrancou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Rodrigo Cezar, bem posicionado, chegar completando para as redes com um carrinho.
Com 29 minutos jogados, Rafael Freitas recebeu a bola pela ponta direita e partiu para dentro da marcação, buscando finalizar da entrada da área. Ele bateu com força mas, com desvio no adversário, a bola saiu em escanteio pela esquerda. Aos 32, Luca Meirelles carregou a bola pelo meio do campo ofensivo e bateu com muita força na direção do canto inferior direito.
A bola desviou mais uma vez e, agora, saiu à direita da meta. Na cobrança do escanteio, Vinícius Lira cruzou na cabeça de Gabriel Simples, que acertou o travessão mais uma vez na finalização. Gabriel Simples foi protagonista novamente aos 35, recebendo passe aberto pela direita da área. Ele bateu com muita força e parou em mais uma boa defesa do goleiro botafoguense.
Já aos 41, Vinícius Lira arrancou pela ponta esquerda e cruzou na direção da segunda trave, onde chegava Luca Meirelles. O atacante chegou finalizando de primeira, mas mandou a bola nas mãos do goleiro. E aos 45, já invadindo os acréscimos, o Peixe buscou o gol da virada em tento espetacular de Rafael Freitas.
Em contra ataque pela direita, Luca Meirelles acionou o camisa 7 pelo meio, com passe inteligente. Rafael tirou de seu marcador com corte curto e tocou por cobertura, na saída do goleiro, para colocar o Time da Virada à frente do placar. Na segunda etapa, com apenas dois minutos, Luca Meirelles marcou o terceiro gol santista para aumentar a vantagem no placar.
Profeta acertou belo lançamento, que encontrou Rodrigo Cezar chegando livre pela direita da grande área. Com toque para o meio, o camisa 10 encontrou o centroavante que não perdoou e finalizou com firmeza para as redes do canto inferior esquerdo. O Botafogo tentou responder, mas parou em grandes defesas de Rodrigo Falcão.
Numa delas, aos nove minutos, ele se esticou para cortar cabeceio do adversário que se encaminhava para o ângulo esquerdo. Aos 21 minutos, Rafael Freitas marcou o segundo dele e transformou a vitória do Peixe em goleada. Vinícius Lira chegou à linha de fundo pela esquerda e com passe rasteiro para trás, colocou a bola nos pés do camisa 7.
Atento à jogada, Rafael mandou de primeira para cutucar a bola para dentro do gol. Três minutos depois, Vinícius Lira tentou cruzar para a área e a bola foi cortada nos pés de Profeta. Da entrada da área, o venezuelano arriscou batida colocada buscando o ângulo esquerdo e a bola saiu sobre a meta.
Já aos 31, Padula recebeu a bola pela direita da área e arriscou batida cruzada com muita força. A bola levou perigo e saiu próxima do ângulo direito, pela linha de fundo. Com 39 minutos, Luca Meirelles chegou à linha de fundo pela direita para cruzar para a área. No meio dela, Padula subiu alto para cabecear na direção do canto esquerdo, mas parou em grande defesa de Cristiano, que se esticou para jogar para escanteio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 4 X 1 BOTAFOGO (RJ)
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 12 de março de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Denis Matheus Afonso Ferreira
Cartão amarelo: (SFC) Gabriel Simples e Luca Meirelles; (BFR) Ryan e Huguinho
Gols: (SFC) Rodrigo Cezar, aos 21′ e Rafael Freitas, aos 45′ do 1ºT, Luca Meirelles, aos 2′ e Rafael Freitas, aos 21′ do 2ºT; (BFR) Yarlen, aos 18′ do 1ºT
Santos FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples (Matheus Filipe), João Alencar (Samuel), João Ananias e Vinícius Lira; Profeta, Gustavo Henrique (Caio Araujo) e Rodrigo Cezar (Bernardo); Mateus Xavier (Padula), Rafael Freitas (Pepê Fermino) e Luca Meirelles. Técnico: Leandro Zago
Botafogo: Cristiano; Paulo Gustavo (Kauã Cruz), Ryan, Kauã Branco e Lucyo (João Pedro); Justino, Huguinho (Iago Moraes) e Kauan Toledo (Lucas Camilo); Yarlen (Bernardo Valim), Matheus Fortunato (Caio Valle) e Kayke. Técnico: Rodrigo Bellão
REGULAMENTO
Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.
As quartas (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) são disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (previstas para 27 de agosto e 3 de setembro).
A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.
Leia também: Rincón e Soteldo são convocados pela Venezuela para as Eliminatórias de março
Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:
- Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
- 17/03 (seg): Atlético-MG x Santos, às 19 horas, no CT Sesc Venda Nova – SporTV
- 27/03 (qui): São Paulo x Santos, às 17h15min, em Cotia – SporTV
- 02 ou 03/04 (qua ou qui): Santos x Palmeiras
- 09 ou 10/04 (qua ou qui): Atlético-GO x Santos
- 16 ou 17/04 (qua ou qui): Santos x Fluminense
- 23 ou 24/04 (qua ou qui): Santos x Cruzeiro
- 30/04 ou 01/05 (qua ou qui): Bahia x Santos
- 07 ou 08/05 (qua ou qui): Santos x Grêmio
- 14 ou 15/05 (qua ou qui): Cuiabá x Santos
- 21 ou 22/05 (qua ou qui): Santos x Vasco
- 28 ou 29/05 (qua ou qui): Corinthians x Santos
- 11 ou 12/06 (qua ou qui): Juventude x Santos
- 18 ou 19/06 (qua ou qui): Santos x Fortaleza
- 25 ou 26/06 (qua ou qui): Santos x Flamengo
- 02 ou 03/07 (qua ou qui): América-MG x Santos
- 09 ou 10/07 (qua ou qui): Santos x Red Bull Bragantino
- 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
- 23/07 (qua): Internacional x Santos
Assisti o jogo todo, estava na esperança de ver o tal do filho do Robinho, mais este cara não joga nunca, é reserva dos reservas
Bom jogo do Santos FC
Boa marcação
Boa variação de jogadas
Contra ataque de almanaque
Me pareceu time bem armado pelo tecnico
O time todo jogou bem mas para mim os destaques foram Rodrigo Cezar, Rafael Freitas e Profeta
Estranhei a ausência do João Vítor Alves. Está machucado? O time jogou com o bom Rafael Freitas caindo pela direita (revezando com o ótimo Luca Meireles) e depois entrou o Padula (também bom jogador). O Juninho, filho de Robinho, é do sub17 mas – parece que a pedido de Neymar – anda estagiando no profissional.