Diego Pituca e Joaquim comemoram o segundo gol do Santos contra o Guarani (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com uma atuação convincente, o Santos goleou o Guarani por 4 a 1 na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, e reassumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Guilherme, Diego Pituca, Morelos e Giuliano.

O Peixe chega a nove pontos, mesma pontuação do Sport, mas leva vantagem no saldo de gols (8 a 4). Na próxima rodada, sábado, a equipe comandada por Fábio Carille enfrenta o Amazonas, em Manaus.

O jogo

O Santos começou melhor a partida e teve duas chances com Guilherme. Aos sete minutos, ele recebeu cruzamento na esquerda, cortou para o meio e chutou forte, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Aos 12, Otero cruzou da direita, Guilherme apareceu livre entre os zagueiros e cabeceou, mas a bola saiu à direita do gol.

A primeira grande do Guarani saiu aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou para Luan Dias, que dominou e soltou a bomba, mas a bola explodiu na trave do goleiro João Paulo.

O Santos abriu o placar com aquele que era seu melhor jogador em campo. Aos 31 minutos, Diego Pituca fez boa jogada individual pela direita e tocou para João Schmidt. O volante passou para Giuliano, que acionou Guilherme. O atacante bateu cruzado e venceu o goleiro Douglas Borges.

O segundo gol saiu aos 39 minutos. Após rebote da zaga, João Schmidt tocou para Diego Pituca, que soltou a bomba da intermediária e acertou o ângulo do goleiro Douglas Borges.

O Santos chegou a marcar o terceiro gol aos 43 minutos. Morelos cruzou da direita, Guilherme tentou dominar, mas a bola adiantou, bateu no zagueiro Lucas Adell e sobrou para Gil, que chutou de virada e balançou as redes. O árbitro deu o gol, mas foi chamado pelo VAR para avaliar se a ação de Lucas Adell foi intencional ou não. Como ele considerou a ação involuntária, foi marcada impedimento do zagueiro do Peixe.

A primeira chance do segundo tempo foi novamente do Santos. Aos quatro minutos, o garoto JP Chermont soltou a bomba de fora da área, a bola bateu no goleiro Douglas Borges e foi para escanteio. Aos nove, o Peixe chegou ao terceiro gol. Morelos recebeu na área e tocou para Pituca, que bateu de primeira. Douglas Borges, muito mal no jogo, não defendeu e Morelos aproveitou o rebote para ampliar o placar.

O Santos manteve o ritmo e ampliou a goleada aos 16 minutos. O atacante Guilherme recebeu na esquerda e tocou para Giuliano, que tocou com categoria no canto esquerdo do goleiro Douglas Borges para fazer o quarto gol do Peixe.

O Guarani descontou aos 27 minutos. O árbitro Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (e talvez só ele) viu um pênalti de Diego Pituca em disputa co Chay na área. Caio Dantas cobrou no ângulo e fez o gol do time de Campinas.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 GUARANI

Data e hora: 06 de maio de 2024, às 21h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho
Árbitros assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Karla Renata Cavalcanti de Santana(PE)
Árbitro de vídeo:Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA-RJ)

Gols: Guilherme, aos 31’/1ºT (1-0), Diego Pituca, aos 39’/1ºT (2-0), Morelos, aos 9’/2ºT (3-0), Giuliano, aos 16’/2ºT (4-0), Caio Dantas, aos 27’/2ºT (4-1)
Cartões amarelos: Gonzalo Escobar (SAN) e Léo Santos (GUA)

SANTOS: João Paulo, JP Chermont, Joaquim, Gil e Escobar (Hayner, aos 18’/2ºT); João Schmidt (Tomás Rincón, aos 24’/2ºT), Diego Pituca e Giuliano (Cazares, aos 24’/2ºT); Otero (Patrick, aos 18’/2ºT), Morelos (Willian Bigode, aos 36’/2º) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille

GUARANI: Douglas Borges, Léo Santos (Kayque, no intervalo), Douglas Bacelar e Lucas Adell; Diogo Mateus (Heitor, aos 19’/2ºT), Matheus Bueno (João Victor, aos 11’/2ºT), Guilherme Camacho, Luan Dias (Chay, aos 23’/2ºT) e Jefferson; Airton (Marlon, aos 19’/2ºT) e Caio Dantas. técnico: Junior Rocha