Santos tem o segundo melhor ataque do Paulistão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos atingiu os mesmos 22 gols marcados no Campeonato Paulista de 2024, mas com três partidas a menos na atual edição. No ano passado, sob o comando de Fábio Carille, o Peixe fez 22 gols em 16 jogos e chegou à final, onde foi derrotado pelo Palmeiras. Em 2025, a equipe de Pedro Caixinha alcançou essa marca já na fase semifinal, após 13 partidas.

Além da maior eficiência ofensiva, o Santos atual também apresenta uma melhora em finalizações. Em 2024, a equipe teve uma média de 1,4 gol por jogo, com 13,2 finalizações e 5 no alvo. Neste ano, o time marca em média 1,7 gol por partida, finaliza 14,4 vezes e acerta o alvo em 4,8 dessas tentativas. Mesmo com o crescimento ofensivo, o Peixe ainda tem o segundo melhor ataque do campeonato, empatado com o Corinthians. O Palmeiras lidera, com 24 gols.

O desempenho ofensivo de 2025 também se aproxima do registrado em 2019, quando Jorge Sampaoli comandava a equipe. Naquele ano, o Santos marcou 23 gols em 16 jogos e liderou estatísticas como posse de bola, passes certos e finalizações. Porém, acabou eliminado na semifinal pelo Corinthians. Na época, todo o mata-mata era disputado em partidas de ida e volta, o que permitiu ao time disputar três jogos a mais que a equipe atual.

Agora, com um ataque mais produtivo, o Santos de Caixinha busca avançar à final e conquistar o título estadual, algo que escapou na última temporada. A semifinal será contra o Corinthians, repetindo o confronto decisivo de 2019, que inclusive, foi a última vez que o Peixe jogou um clássico nesta fase do estadual.