Santos ficou no empate em 1 a 1 diante do Fortaleza neste domingo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com o empate em 1 a 1 diante do Fortaleza na noite deste domingo, na Vila Belmiro, o Santos igualou, em apenas 12 rodadas, o número de pontos perdidos pelo clube em todo o Campeonato Brasileiro de 2019.

Nesta temporada, o Peixe já perdeu 11 pontos como mandante, na derrota para o Flamengo e nos empates contra Red Bull Bragantino, Vasco, São Paulo e Fortaleza. Na Vila Belmiro, a equipe venceu apenas Athletico-PR e Atlético-MG, o que dá um aproveitamento como mandante de 47,6% dos pontos.

No ano passado, o Santos perdeu 11 pontos em todo o Brasileirão, na derrota para o Grêmio e nos empates contra São Paulo, Internacional, Fortaleza e Athletico-PR. Foram 14 vitórias como mandante, o que gerou um aproveitamento de 80,7% dos pontos.

Uma possível explicação para a queda de rendimento como mandante pode ser a ausência de público. Devido ao coronavírus, os estádios não estão recebendo público nesta temporada. Em coluna recente, o DIÁRIO destacou os efeitos negativos da ausência de público nos estádios para o Peixe.

A volta de público aos estádios está gerando uma discussão grande entre clubes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar de Prefeitura do Rio de Janeiro já ter liberado a venda de 30% dos ingressos para o jogo do Flamengo diante do Athletico-PR neste final de semana, clubes e CBF prometem aceitar a volta apenas com autorização das entidades de saúde e ao mesmo tempo para todos os participantes do Brasileirão.