O meia Felipe Anderson vai render cerca de 40 milhões de reais para os cofres do Santos (Crédito: Divulgação Santos FC)

O presidente do Santos, José Carlos Peres, disse que o clube recusou uma oferta da Lazio, que ofereceu um valor menor do que aquele que o clube tem direito pela venda do meia Felipe Anderson ao West Ham, da Inglaterra. Os ingleses pagaram à Lazio 42 milhões de euros (o equivalente a 190 milhões, na cotação de hoje), na contratação mais cara da história do West Ham.

“Vieram com uma conversa de pagar menos, mas não aceitamos. Já notificamos a Fifa e vamos aguardar o pagamento ser feito”, afirmou Peres ao Diário do Peixe. O dirigente não revelou qual foi a oferta feita pela Lazio.

O Santos tem direito a 25% sobre o lucro de uma negociação do jogador, conforme previa a contrato de venda do atleta em 2013 aos italianos. À época, a Lazio pagou 7,5 milhões de euros ao Santos. Chega-se, portanto, a 34,5 milhões de euros, dos quais o Peixe tem direito a 25%, ou 8,625 milhões de euros (38,9 milhões de reais).

Além disso, o Peixe também tem direito a 3,5% do montante total da transação como clube formador, o que significam 1,3 milhão de euros (R$ 5,8 milhões). No total, devem entrar nos cofres santistas em torno de 44,7milhões de reais.

Revelado em 2010, Felipe Anderson sempre foi visto como uma promessa na Vila Belmiro, mas nunca conseguiu se firmar no time titular do Peixe. Costumava ser muito criticado pela torcida e até chegou a ser cobrado publicamente pelo treinador Muricy Ramalho quando técnico do Santos. Já na Lazio o jogador ganhou confiança e nas últimas temporadas era um dos destaques da equipe.

Quando novo, Felipe Anderson era constantemente convocado para as seleções de base do Brasil e, em 2016, participou da conquista do ouro inédito nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.