Parceria com o projeto Febre Basketball já conta com quase 200 atletas nas categorias sub-14 e sub-16 (Crédito: Divulgação Santos FC Mobydix)

O Santos Mobydix, projeto de basquete inaugurado em 2021 em parceria com o Peixe, tem expandido cada vez mais sua atuação na modalidade. Além dos times de basquete 3×3 feminino e masculino e do time de cadeirantes, em 2022, o Mobydix também passou a atuar no desenvolvimento das categorias de base do basquete brasileiro.

O trabalho na base surgiu de uma proposta de parceria com o projeto Febre Basketball, desenvolvido há 13 anos com jovens de 6 a 17 anos na Baixada Santista. Atualmente, são quase 200 atletas que recebem a oportunidade de praticar uma modalidade esportiva como forma de desenvolvimento social e para alguns, até profissional.

No dia a dia, os treinos, os jogos, a disciplina e o convívio em equipe ajudam os mais novos a se desenvolverem tanto esportivamente, quanto como pessoas. Além de abrir portas para aqueles que se destacam, que podem se federar e projetar uma carreira como atletas.

“Quando surgiu o Santos FC Mobydix, o time entrou em contato conosco e surgiu essa ideia de cooperação. Recebemos materiais esportivos, incentivo para participação em competições oficiais e todo o suporte necessário para desenvolvermos o trabalho com os nossos garotos. Uma parceria que tem dado muito certo e tem sido gratificante para ambas as partes”, comemora Pedro Custódio, coordenador do projeto Febre.

O Santos Mobydix conta hoje com times sub-14 e sub-16 de basquete 5×5, que disputam o Campeonato da Liga Santista, da LBBS, afiliada da Federação Paulista de basquete. Uma oportunidade rara para jovens da região, diante do cenário atual de pouco investimento na modalidade aqui no Brasil.

“Qualquer incentivo ao trabalho de base no esporte hoje é muito importante, porque atualmente é quase que zero, se a gente for colocar como parâmetro a dimensão do nosso país e a necessidade que nossos jovens têm de praticar algum tipo de modalidade. Então é muito importante qualquer tipo de incentivo, ainda mais vindo de um grande clube como o Santos, é melhor ainda”, analisa Custódio.