Derlis González fez um dos gols da última vitória do Santos sobre o São Paulo no Paulistão (Foto: Divulgação / Santos FC)

O Santos enfrentará o São Paulo nesta quarta-feira (14), às 19h30, no MorumBIS, em partida válida pela 8ª rodada do Paulistão. Este jogo será a oportunidade do Peixe voltar a vencer seu rival na competição após cinco anos.

A última vitória ocorreu em 2019, quando o time alvinegro comandado por Sampaoli venceu por 2 a 0 no Pacaembu, com gols do zagueiro Luiz Felipe e do atacante Derlis González. Desde então, houve quatro confrontos, todos com vitórias dos rivais.

Como o Santos não fez boas campanhas nos últimos anos, as equipes só se enfrentaram na fase de grupos. Em 2020, o Peixe caiu nas quartas de final para a Ponte Preta, e nos três anos seguintes, não avançou para a fase mata-mata.

A primeira vitória do rival neste período ocorreu no Paulistão de 2020, a última partida antes da pandemia de Covid-19. No MorumBIS, Arthur Gomes marcou para o Peixe, mas Pablo balançou a rede duas vezes para o Tricolor.

Em 2021, com Ariel Holan no comando e sem pré-temporada devido aos calendários apertados pela pandemia, o Santos sofreu uma goleada por 4 a 0, novamente no MorumBIS, em um dia de muita chuva na capital paulista.

Já em 2022, a partida ocorreu na Vila Belmiro, e o rival venceu por 3 a 0 em um jogo polêmico. Naquela ocasião, os santistas saíram de campo revoltados, alegando terem sido prejudicados pela arbitragem de Edina Alves, a árbitra do jogo desta quarta-feira. Com isso, o Santos emitiu uma nota reclamando de dois pênaltis não marcados. A FPF assumiu o erro e afastou a árbitra na época.

A última partida entre as equipes no Estadual foi em 2023, outra vez no MorumBIS. O Santos, em má fase com o técnico Odair Hellmann, foi derrotado por 3 a 1. A equipe teve um jogador expulso no início de cada tempo (Lucas Pires e João Lucas) e só marcou de pênalti no final da partida com Rwan.

Leia também: