Cléber Reis fez apenas 10 jogos com a camisa do Peixe e atualmente está emprestado para a Ponte Preta (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos está buscando de todas as formas se acertar com o Hamburgo, da Alemanha, sobre a compra do zagueiro Cléber Reis. O clube nesse momento tenta uma negociação com um banco alemão para pagar a dívida antiga.

O Peixe adquiriu o defensor em 2017 mas não quitou o valor de 2,5 milhões de euros no passado. Agora, além de cobrar multa com juros, o clube alemão acionou o Peixe na FIFA, que puniu o Santos impossibilitando o clube de inscrever novos jogadores até resolver a situação.

Em entrevista ao programa Troca de Passes, do SporTV, o presidente José Carlos Peres relatou todo o processo.

“O que está na FIFA é um caso antigo, da gestão anterior, que envolve a compra de 55% dos direitos do Cléber Reis por 2,5 milhões de euros. Quando assumimos, fomos conversar com eles, pois a dívida já estava vencida. E nessa discussão, houve uma cobrança de 750 mil euros de multa. Não sei como fazem isso, um contrato desses, com mais juros e correção monetária. Ficamos ao longo do tempo discutindo, oferecemos jogadores. Eles foram para a segunda divisão alemã, oferecemos apoio. Mas o tempo todo eles não quiseram acordo e a FIFA nos puniu. Não podemos registar jogador. Mas já estamos em negociação com um banco alemão para fazer esse pagamento. A questão dos 2,5 milhões eles já aceitaram, e a questão dos juros e correção vamos emprestar jogadores para abater essa dívida. Infelizmente então veio o COVID-19 e acabou atrapalhando toda a negociação que a gente estava fazendo com o Hamburgo”, disse Peres.

O cartola aproveitou a oportunidade e falou também de outra dívida internacional do clube: com o Atlético Nacional. O Peixe comprou ano passado o zagueiro Felipe Aguilar e não efetuou o pagamento das duas últimas parcelas. O valor da dívida é de 750 mil euros.

Nesse início do ano, o Santos já vendeu o zagueiro para o Athletico Paranense por R$ 10 milhões por 50% dos direitos federativos do atleta. Após a negociação, o clube colombiano cobrou publicamente o Peixe para pagar as pendências antigas.

“Na questão do Aguilar, infelizmente o clube (Atlético Nacional) fez uma manifestação que o Santos não pagou, e é um valor que pretendemos pagar nos próximos dias. Mas esse caso não foi para FIFA, estamos discutindo de clube para clube”, explicou Peres.