
Pradella é destaque na base do Santos (Crédito: Abner Dourado)
O Santos negocia a venda do atacante Fernando Pradella, do Sub-17, ao Borussia Dortmund (Alemanha). A equipe alemã fez uma proposta de 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) para contar com o atleta assim que completar a maioridade. O Menino da Vila é destaque como centroavante e já vinha recebendo consultas de fora.
A família e o jogador de 16 anos já estão tirando a dupla cidadania. Pradella faz aniversário no dia 3 de julho. Ou seja, ele só completaria 18 anos no próximo ano. O projeto do Borussia inclui que ele possa ser promovido ao profissional do Peixe durante o período que ainda permanecer no clube e ele deve ir oito semanas espalhadas durante o ano para treinar com o time na Alemanha.
Nas próximas semanas, o staff do jogador discutirá o assunto com o Santos para finalizar a venda. Nessa conversa, será sacramentado também o percentual que o Peixe ficará de venda futura do atacante.
Ainda em fevereiro, Pradella assinou o primeiro contrato profissional com o Alvinegro até o 30 de agosto de 2027. Antes, ele tinha vínculo de formação que encerraria no dia 12 de julho deste ano. Nesta temporada pelo Sub-17, o atacante soma dois gols em dois jogos pelo Brasileiro e outro em duelo pelo Paulista – ele pouco atuou desde que sofreu uma lesão muscular na posterior da coxa e ainda segue em transição.
Leia também: Santos fecha contratação de Willian Arão para reforçar elenco de Cléber Xavier
HISTÓRICO
Nascido em 2008, Fernando Pradella é natural de Osasco (SP) e se inspira no Ronaldo Fenômeno. Ele começou a jogar na escolinha do São Paulo com apenas 4 anos (babyfut) e depois foi para o Company Futsal Osasco e para o K9pro. No futsal teve passagens por Barueri e Corinthians Sub-8 quando fez sua transição para o campo. Depois foi para o São Paulo e participou do Sub-11 do Audax pelo estadual.
Na época de pandemia foi para o Desportivo Brasil e treinou um período no Referência. Pradella chegou ao Santos em abril de 2022. O jogador foi fazer uma semana de treinos com o time e no terceiro dia já deram retorno de que ele ficaria. Com 1,82 de altura, Fernando foi artilheiro do Peixe na Paulista Cup Sub-14 em 2022, com 8 gols marcados, e chegou a atuar em 9 partidas do Paulista Sub-15.
Depois da transição no “ano ruim”, o atacante conquistou a titularidade na equipe do técnico Raphael Bahia sendo o artilheiro do time na Copa Votorantim e na Copa Nike no ano retrasado. Inclusive, naquele ano assinou com a Nike e tem o patrocínio da marca até hoje. Ele também teve convocações para a Seleção Sub-15 naquele ano.
Ano passado, pelo Sub-17, foram 6 gols em 16 jogos pelo Paulista e 3 duelos pelo Brasileiro. Já pelo Sub-20, teve 2 gols em 4 confrontos pelo estadual e 2 partidas pelo Brasileiro.
FranciscoCarlos em 18/06/2025 23:25
Tanto pereba no time e vai negociar o garoto da base!!! Lamentável! sequer estreou no principal. Vende o Tiquinho, Thaciano.
Norbertozardi em 19/06/2025 11:23
Incrível 4 milhões de euros num jogador que pelo que acompanhei tem futuro, enquanto isso pagam 4, 5 no tal de taciano.
Edson em 19/06/2025 13:17
Pois e’ para vender precisa ter alguém interessado em comprar. Esse com pouca exposição ja’ tem interessado, enquanto Luca Meirelles que vem sendo colocado na vitrine, nada acontece…
Uns tem futebol outros tem empresários, ficar atentos aos que “ recebem sondagens “ as vésperas de renovar o contrato e depois os interessados desaparecem…
Nosso sub 20 deixa muito a desejar…so’ assistir os jogos…muita mascara e pouca responsabilidade…muita firula e pouca efetividade…ou começamos a corrigir isso na base ou nunca sairemos do fundo do poço
Marcelo72 em 19/06/2025 15:06
Não a problema em negociar jovens valores , porque a maioria , já faz algum tempo, no Santos , nem consegue chegar ao profissional, mais acho que quando a negociação envolve um jogador da base, o interessante é o clube formador sempre ficar com uma porcentagem para negociação futura, caso o jogador se destaque e seja negociado por maior valor .