Zé Rafael é novo reforço do Santos (Crédito: Divulgação)

O Santos oficializou a contratação do volante Zé Rafael até o fim de 2027. O jogador ficará três meses tratando de uma cirurgia que fez na coluna e já começou a fisioterapia com o Peixe, que só pagará R$ 15 milhões pela negociação ao Palmeiras quando o atleta estiver recuperado.

Como ele já havia sido inscrito pelo rival no Paulistão, não poderia atuar pelo Alvinegro no estadual. Então, os Departamentos Médicos dos clubes trocaram informações e decidiram que era o melhor momento para o volante passar pelo procedimento. Uma previsão de dois meses e meio até três meses após cirurgia para estar à disposição do técnico Pedro Caixinha.

Em entrevista à Bandsports e ao Jogo Aberto, o presidente Marcelo Teixeira comentou sobre o sucesso da cirurgia de Zé Rafael e negociação com o time palmeirense.

“Zé Rafael passou por uma cirurgia. Um procedimento objetivo e já está em casa, teve alta. Nós já firmamos todos os compromissos com o Palmeiras. Estávamos na condição dele poder se recuperar. O procedimento foi de sucesso, no dia seguinte já estava caminhando e está bem. Agora vai passar por aquele processo natural. Ele não está inscrito no Paulista, não pode atuar pelo Santos porque já foi inscrito pelo Palmeiras. Esse é o momento certo de fazer o procedimento. O Departamento Médico do Palmeiras e do Santos entenderam assim e seguimos. No máximo, dois meses e meio, o Zé Rafael poderá apto para jogar futebol”, reforçou.

Desde o fim de dezembro, o Santos estava insistindo ao Palmeiras pelo empréstimo do volante que disse não várias vezes, mas mudou de ideia pela chegada de outras peças no clube e o projeto santista com o retorno de Neymar.

“O Zé teve uma certa dificuldade nas apresentações junto ao Palmeiras. Nós conversamos com o Palmeiras, concluímos a negociação e de uma forma clara condicionamos que o negócio está fechado, apalavrado, nas condições concretizadas… Os departamentos médicos entenderam que precisaria de uma cirurgia rápida na coluna. E ele estar bem, livre, porque isso incomoda atualmente. Santos e Palmeiras chegaram a esse denominador. O prazo é de cerca de dois a dois meses e meio para chegar a uma conclusão. Portanto três meses. Foi inscrito pelo Palmeiras e não poderíamos utilizar. Procedimento é necessário e será feito. Aguardaremos o diagnóstico final. Caso tudo dê certo, o jogador fará parte do Santos. Caso não tenha o sucesso, ou seja averiguado algo mais grave, o que os médicos dizem que não é o caso… Acredito que a tendência seja confirmada e ele assinará o contrato. Assinaturas existem, e o acordo no contrato está condicionado a isso. Com essa cláusula. Tudo confirmado, será jogador do Santos. Se não for, o Palmeiras não faria uma negociação”, completou.

Leia também: Maduro e humilde, Neymar assume liderança e transforma ambiente do Santos

Natural de Ponta Grossa (Paraná), o meio-campista iniciou a carreira no Coritiba. Ainda acumula passagens por Novo Hamburgo, Londrina, Bahia e está no Palmeiras desde 2019. Ao todo, são 308 partidas, 25 gols e 24 assistências pelo time da Barra Funda. Além da conquista dos títulos do Brasileirão (2022 e 2023), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Supercopa do Brasil (2023) e Recopa (2022).

Inclusive, já atuou em 21 oportunidades contra o próprio Peixe atuando pelo rival e pelo time baiano de acordo com o Transfermarkt. Foram 13 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com um gol anotado e três assistências.