Gustavo Henrique ao lado do presidente Marcelo Teixeira e a família (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Como o Diário do Peixe tinha publicado em junho (leia aqui), o Santos oficializou a renovação do volante Gustavo Henrique até o fim de 2028. O antigo vínculo do capitão do Sub-20 acabava em janeiro de 2026, uma prorrogação havia acontecido em julho do ano passado, já que o contrato anterior encerraria no fim de 2024.

“Acho que não tem como explicar a sensação. Cheguei aqui com 13 anos, muito novo e estar hoje renovando ao lado do presidente, com minha família estando junto, me deixa muito feliz. Espero dar continuidade a esse sonho estreando no profissional, ganhando títulos com essa camisa e fazendo história aqui. Como capitão, o Zito é uma inspiração, é um espelho para nós dentro de campo. É um líder histórico e é muito bom ter a referência do Z na braçadeira. Fico muito feliz com essa responsabilidade, é uma marca muito importante”, comemorou.

Diante do crivo interno do Departamento de Futebol, a ideia é que ele possa ofertar ao clube nos próximos anos. Nascido em 2005, este é o último ano do garoto na base e ainda poderá atuar pela última Copinha da carreira em janeiro do ano que vem. Ele já chegou a ir para os jogos do elenco principal e a ficar no banco à disposição do elenco.

“É fundamental esse reconhecimento que o Clube está dando à base. Primeiro pelo merecimento dos atletas, num momento onde também temos a prioridade de estruturar a família de cada um deles. O Gustavinho é um jogador que vem se destacando sempre como uma liderança, como capitão do time e esperamos que ele continue caminhando e tendo novas oportunidades no profissional”, afirmou Marcelo Teixeira.

Neste ano, foram quatro jogos pela Copinha, um gol em cinco partidas pelo Paulista Sub-20 e mais 16 duelos pelo Brasileiro Sub-20. Pelo profissional, ficou no banco contra o Velo Clube e São Bernardo no Paulistão. Também ficou no banco no clássico contra o São Paulo pelo Brasileirão. Além de volante, atua como lateral-direito.

Leia também:Após treinar no Santos, Neymar participou de competição de Poker e saiu com dinheiro no bolso

Gustavo Henrique começou no Independe em 2015 e no ano seguinte teve passagem pelo Corinthians. Foi em 2018 que o garoto chegou para atuar na Baixada Santista. Pelo Campeonato Paulista Sub-13, foram 13 duelos. Em 2021 pelo Sub-17, foram 16 jogos pelo Paulista e 11 pelo Brasileiro.

Em 2022, ainda pelo Sub-17, foram três gols em 20 partidas pelo estadual e um gol em 10 confrontos pelo torneio nacional. No ano retrasado, pelo Sub-20, teve um duelo pela Copinha, 13 jogos pelo Paulista, duas partidas pela Copa do Brasil e 14 confrontos pelo Brasileiro. Ano passado, foram 6 jogos pela Copinha, 8 pelo Paulista Sub-20, 1 gol em 17 confrontos pelo Brasileiro Sub-20 e 4 pelo Aspirantes.