
Gustavo Ferreira no título do Paulista Sub-17 do Santos ano passado (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)
O Santos oficializou nesta terça-feira (11) a promoção de Gustavo Ferreira ao cargo de gerente de futebol no profissional. Até então responsável pela coordenação geral das categorias de base, Gustavo assume agora uma posição estratégica na estrutura do futebol santista, em mais um movimento da gestão de Alexandre Mattos, novo executivo do clube.
A mudança ocorre após as saídas de Guilherme Sousa e Fabricio Vasconcellos, que ocupavam os cargos de gerente de futebol e gerente técnico, respectivamente. Com a chegada de Mattos, a reformulação no departamento de futebol se intensificou, e Gustavo foi o escolhido para integrar a nova estrutura profissional do Peixe.
Mattos já conhece Gustavo Ferreira desde os tempos em que o profissional atuava no Athletico-PR, e chegou a tentar levá-lo para o Vasco em uma passagem anterior. No Santos, Gustavo foi contratado em janeiro de 2023 para comandar a base do clube, após indicação do ex-atacante Deivid ao presidente Marcelo Teixeira.
Desde então, seu trabalho nos bastidores foi essencial para a reorganização das categorias inferiores. Ele ajudou a estruturar os processos internos da base, fracionar categorias, implementar novos departamentos e reforçar o foco no desenvolvimento dos Meninos da Vila. Com o novo cargo, Gustavo será peça-chave na integração entre base e profissional, além de atuar diretamente na gestão de atletas e processos do dia a dia do elenco principal.
Inclusive, um de seus primeiros movimentos nesta nova função foi retomar as conversas com o staff do volante Hyan, com quem o clube busca renovar contrato. O meio-campista é tratado como uma das promessas mais valiosas do elenco.
Gustavo Ferreira tem uma trajetória sólida no futebol brasileiro. Filho do ex-técnico Ferreirão, conhecido como “Rei do Acesso”, ele foi goleiro no São Caetano, Santo André e Noroeste. Fora dos gramados, construiu uma formação multidisciplinar: é graduado em Direito, cursou Educação Física e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas, além de formações complementares na FIFA, FGV e Federação Paulista de Futebol.
Na prática, já foi auxiliar técnico no Atibaia (Paulista A3), supervisor geral da base do Ceará, gestor da base do Jabaquara (também por indicação de Deivid) e executivo da base do Cruzeiro. Atuou ainda como executivo de futebol do Lemense e diretor geral do Athletic-MG em 2022. Em 2023, foi head scout do Athletico-PR antes de chegar ao Santos.
Nota do Santos FC:
O Santos FC informa que Gustavo Ferreira, que era Coordenador da Base, foi promovido para gerente de Futebol Profissional. Rodrigo Alflen passa a ser o Coordenador Geral da Base.