Souza assinou com o Santos até 2028 (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Santos oficializou a renovação do lateral-esquerdo João Victor Souza até o fim de 2028. Como o Diário do Peixe adiantou, a prorrogação do novo vínculo foi assinada nesta quinta-feira (28), na Vila Viva Sorte, com a participação de Daniel Pereira Alves, do Comitê de Gestão, do advogado Dr. Guilherme Barbosa, e de Léo Bastos, assessor da presidência.

“É a realização de um sonho, principalmente por ter subido para o profissional e ter renovado o contrato. Expectativa muito grande já para o próximo ano, ainda mais com o acesso. Quando cheguei era muito distante tudo isso acontecer, mas graças a Deus consegui e deu tudo certo”, comemorou.

Antes, o vínculo era válido até maio do ano que vem. O clube entrou em acordo com o staff pela multa do Menino da Vila para a assinatura. A diretoria avançou nos últimos dias, mas estava travada na situação comercial uma vez que os agentes pediram uma multa não tão alta para uma futura negociação do jogador.

Como o atleta tem viagem marcada nesta sexta-feira (29) para aproveitar as férias, o próprio staff também acabou cedendo a situação pois caso não entrasse em acordo essa semana teria de assinar apenas quando retornasse.

Depois de algumas tratativas, a diretoria conseguiu chegar perto dos valores e do projeto esportivo desejado pelo staff do Menino da Vila. Os agentes do jogador receberam sondagens e até proposta pelo atleta, que é destaque da Seleção Brasileira de base e tem ainda vínculo com o Peixe até maio do próximo ano.

Nessas últimas semanas houveram sondagens do mundo árabe, assim como do Chelsea (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e outros clubes do mercado interno pelo atleta. Souza queria um projeto de carreira e um aumento significativo em seus vencimentos para permanecer na Vila, pois ele sempre priorizou ficar no clube.

Ainda no dia 4 de novembro, o presidente Marcelo Teixeira realizou uma reunião com os empresários de Souza, na capital paulista. A proposta apresentada pelo cartola não agradou pela falta de um projeto esportivo ao garoto. Além disso, o salário oferecido foi inferior, cerca de três vezes menor aos valores que aos companheiros da base que já estão no profissional recebem, caso de Jair.

Diante da situação, o dirigente saintista chegou a conversar com a família do jogador para tentar entender a situação. Souza estaria magoado pela falta de minutagem e pela falta de vitrine, fatos que fizeram o jogador sair do ‘radar’ da Seleção Brasileira de base. Quando atuava na base do Alvinegro, ele foi o atleta da base mais convocado pela Amarelinha.

Inclusive, Souza participou da última edição da Copa do Mundo Sub-17. Já em abril do ano passado, ao lado do Chermont, conquistou o Sul-Americano Sub-17. A ideia do jogador é fazer história e permanecer no clube, mas esperava mais profissionalismo no tratamento pela renovação.

Mesmo com sondagens, o staff não teve interesse em ouvir times brasileiros e ficou ‘chateado’ por ver o Santos fazendo projeto e valorização salarial para garotos menores na base. No dia 30 de outubro, o próprio Marcelo Teixeira havia falado que a prorrogação do contrato Souza estava apalavrada, em reunião com o Conselho Deliberativo, mas fez um alerta ao empresário do jogador, Giuliano Bertolucci.

“Nós acreditávamos na palavra dos profissionais que renovaram os contratos do Chermont, do Jair, dentro dos prazos e limites como nós tínhamos colocado. O empresário é o mesmo. Não acredito que esse empresário venha a falhar ou ter algum tipo de atitude diferente da que está apalavrada. O que o Departamento de Futebol informa é que está concluída a questão de negociação, faltando apenas a presença dele aqui junto com os representantes e familiares para celebrar o documento. Não creio que tenha mudança em relação à isso. Até porque, se tiver, a atitude que o Santos tiver com este ou qualquer outro empresário será diferente a partir do momento que tiver dúvida ou alguma situação que comprometer aquilo que está apalavrado. Nós acreditamos que está próximo de ser celebrado”, afirmou Marcelo Teixeira na época.

O lateral estreou pelo profissional do Peixe neste ano no empate diante o Mirassol por 2 a 2, no José Maria de Campos Maia, pela sétima rodada do Paulistão, no dia 11 de fevereiro. Ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo e deu o cruzamento que gerou o gol de Willian Bigode, o segundo do Peixe na partida. Neste confronto, acabou sofrendo uma lesão na musculatura posterior da coxa esquerda.

Souza então se recuperou, atuou em alguns jogos pelo Sub-20 para ganhar minutagem e voltou a ficar à disposição da comissão técnica de Fábio Carille. Ganhou minutos na Série B contra a Chapecoense, Vila Nova, Coritiba, Sport, Amazonas, Ponte Preta e no segundo turno contra a Chape, dando assistência e sendo um dos destaques da partida, além do próprio Leão da Ilha.

HISTÓRICO

Souza é de Mauá (SP) e nascido em 2006. O jogador chegou ao Santos com 9 anos. Ele atuava pelo Juventus no futsal e através de um jogo pelo Paulista recebeu um convite do Peixe para realizar testes. Chegou para o ataque e depois foi colocado na lateral, mas é polivalente e atuou até como meia no Alvinegro. Figurinha carimbada na Seleção de base, o lateral foi campeão Sul-Americano Sub-17 no ano passado e atuou na última Copa do Mundo da categoria.

Veja os números do Souza pelo Santos:

  • 2016: 1 gol em 10 jogos (Paulista Sub-11)
  • 2017: 7 gols em 23 jogos (Paulista Sub-11)
  • 2019: 1 gol em 14 jogos (Paulista Sub-13)
  • 2021: 1 gol em 13 jogos (Paulista Sub-15)
  • 2022: 1 gol em 23 jogos (Paulista Sub-17) | 1 jogo (Paulista Sub-20) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
  • 2023: 4 gols em 9 jogos (Paulista Sub-17) | 3 jogos (Paulista Sub-20) | 5 jogos (Copinha) | 10 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
  • 2024: 1 gol em 5 jogos (Copinha) | 2 jogos (Paulista Sub-20) | 6 jogos (Brasileiro Sub-20) | 1 jogo (Paulistão)| 8 jogos (Série B)