Com grandes defesas, Gatito impediu a vitória do Peixe no Rio (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos martelou, mas não conseguiu superar o Botafogo, de Gatito Fernández, e empatou em 0 a 0 com o time carioca, partida da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro disputada no Engenhão na noite desse domingo. Com o resultado, o Peixe soma mais um ponto no Brasileirão, agora tem 16, e segue na 7ª colocação da competição (podendo ser ultrapassado pelo Fluminense, que tem 14 pontos e joga com o Sport às 20h30 desse domingo).

O próximo compromisso do Peixe no Brasileirão ocorrerá no domingo, contra o Fortaleza, na Vila Belmiro. Mas antes disso o Santos enfrentará o Delfín, pela Copa Libertadores, na quinta-feira, no Equador.

O Jogo

O primeiro tempo foi bastante corrido, lá e cá por quase todos os 45 minutos, mas com grandes chances de gol mesmo só do Santos. E sempre com Arthur Gomes.

Dos pés do atacante, que foi o escolhido por Cuca para substituir Soteldo, suspenso, saíram todas as boas jogadas do Peixe. Em dois chutes cruzados da entrada da área ele quase marcou. Em um deles, Gatito fez grande defesa. No outro a bola saiu raspando a trave do goleiro paraguaio. Aliás Gatito foi o destaque do primeiro tempo por outros dois lances.

Em batida de escanteio, o arqueiro botafoguense saiu mal e a bola ia entrando até ele se recuperar e socar a pelota por cima do gol. A bola triscou ainda o travessão antes de sair. Depois, em falta batida por Carlos Sánchez, Gatito mostrou experiência com o campo molhado, pesado, e espalmou o chute para longe. Chances na primeira etapa o time carioca não criou, mas rondou bastante o gol de João Paulo.

O segundo tempo voltou como uma cópia da primeira etapa. Com as duas equipes se movimentando bastante, mas com o Santos martelando. E em dois chutes, quase dois gols do Peixe com menos de 15 minutos. Primeiro com Luan Peres, que deu uma de centroavante, virou nas costas do zagueiro e chutou da meia-lua. A bola raspou a trave. Na sequência, um escanteio pelo lado direito do ataque. A bola atravessou a área toda e sobrou para Sánchez, que de primeira soltou uma bomba. Gatito praticou mais uma grande defesa na partida.

Querendo abrir o placar, Cuca promoveu então as entradas de Kaio Jorge e Tailson nos lugares de Raniel e Jean Mota. O Santos ficou ainda mais agressivo, e foram várias as oportunidades criadas com Arthur Gomes e até Sánchez, que cruzou bola na esquerda na medida para Kaio Jorge. O atacante, na marca do pênalti, deu bela cabeçada que passou raspando à trave do Botafogo.

O Santos ainda depois chegou mais várias vezes, com o próprio Kaio Jorge, Lucas Veríssimo, Sánchez, Ivonei…faltou só o gol para o Peixe, que martelou do primeiro ao último minuto, mas pecou demais na finalização e, quando conseguiu acertar o gol, parou na boa atuação do goleiro Gatito Fernández.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0 x 0 Santos

11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 18h15

Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)

Cartões amarelos: Gatito, Fernando, Davi Araújo e Caio Alexandre (Botafogo); Carlos Sánchez e Lucas Veríssimo (Santos)

Botafogo: Gatito; Fernando (Barrandeguy), Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis (Hugo); Rentería, Caio Alexandre (Rafael Forster), Davi Araújo (Honda) e Rhuan; Kalou e Matheus Babi. Técnico: Paulo Autuori

Santos: João Paulo; Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jean Mota (Tailson) e Carlos Sánchez (Ivonei); Marinho, Raniel (Kaio Jorge) e Arthur Gomes (Lucas Lourenço). Técnico: Cuca