Palmeiras venceu a Portuguesa no Canindé por 2 a 0 (Foto: Divulgação / FPF)

O Paulistão 2024 tem um novo líder. Nesta quarta-feira (28), o Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Canindé, e ultrapassou o Santos na liderança geral do Estadual.

O  Peixe, que se manteve na liderança por algumas rodadas, perdeu a chance de abrir uma gordura ao ser derrotado pelo Novorizontino em casa. Com um jogo a menos, o Palmeiras aproveitou para ultrapassar a equipe santista.

Atualmente, o Palmeiras lidera a competição com 24 pontos, enquanto o Santos é o vice com 22. São as duas únicas equipes com a classificação já assegurada para a próxima fase do Paulistão.

A liderança geral é importante para determinar os mandos na fase mata-mata, especialmente nas semifinais e finais. No cenário atual, em caso de um confronto entre Santos e Palmeiras na decisão, o jogo de volta ocorreria na casa do rival.

Com a liderança do Grupo A garantida, o Santos tem a meta clara de busca a liderança geral nas últimas duas rodadas. Agora, o clube não depende apenas de si, precisando vencer seus jogos e torcer por um tropeço do Palmeiras.

Nas últimas duas rodadas, o Santos enfrenta o Red Bull Bragantino, fora de casa, e recebe a Inter de Limeira na Vila Belmiro. Já o Palmeiras terá o clássico contra o São Paulo no Morumbis, domingo, e depois o confronto contra Botafogo em casa.

Apenas uma equipe, além da dupla do Clássico da Saudade, pode alcançar a liderança, mas o Novorizontino, atualmente com 18 pontos, enfrenta uma missão difícil. Para ultrapassar o Palmeiras, precisa vencer seus jogos e torcer por dois tropeços do Palmeiras, alcançando assim os mesmos 24 pontos e ficando na frente nos critérios de desempate.

Leia também: