Julio Furch disputa jogada com Kaique Rocha no jogo deste domingo (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O sofrimento vai até a última rodada. Em mais uma atuação sem inspiração, o Santos perdeu por 3 a 0 para o Athletico-PR na noite deste domingo, na Ligga Arena, em Curitiba, e vai lutar para escapar do rebaixamento para a Série B na última rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados pelos ex-santistas Vitor Bueno e Madson e pelo atacante William.

Com o resultado, o Santos segue na 15ª colocação, com 43 pontos ganhos, e vai precisar de uma vitória diante do Fortaleza na próxima quarta, na Vila Belmiro, para escapar do rebaixamento sem depender de outros resultados. Em caso de empate ou derrota, vai precisar torcedor por outros resultados.

O jogo

O Santos começou a partida com mais vontade, mas com pouca inspiração. O Athletico-PR, aos poucos, foi entrando no ritmo da partida e criou a primeira chance aos 14 minutos. Vitor Bueno recebeu livre na entrada da área, mas chutou por cima do gol.

O Peixe teve a primeira chance aos 16 minutos, em cobrança de falta ensaiada. Soteldo levantou a bola para a área, Joaquim ganhou pelo alto e cabeceou, mas o goleiro Bento mandou para escanteio.

Depois dos 30 minutos, o Santos começou a chegar mais próximo do gol e ameaçou em dois chutes da entrada da área. O primeiro, aos 35 minutos, foi de Soteldo e o segundo, aos 36, do volante Jean Lucas, mas ambos passaram à direita do gol de Bento.

Nos acréscimos, veio o castigo. Aos 50 minutos, em cobrança de falta da entrada da área, Vitor Bueno chutou forte e o goleiro João Paulo falhou. Os jogadores do Santos reclamaram bastante da marcação da falta que originou o gol.

O segundo tempo foi de uma Athlético-PR em ritmo ainda mais lento e um Santos buscando a iniciativa das jogadas, mas sem capacidade técnica de criar alguma jogada de perigo.

Mesmo sem muita vontade, o time da casa fez o segundo em jogada de dois santistas. Vitor Bueno cruzou da esquerda, Madson apareceu nas costas de Mendoza, que tinha entrado como lateral, e cabeceou para o gol.

No final, o Santos tentou no desespero, mas não conseguiu criar uma jogada de perigo. O Athletico-PR ainda chegou ao terceiro, com gol de William confirmado pelo VAR.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 3 X 0 SANTOS

Data e hora: 3 de dezembro de 2023, às 18h30min
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Árbitros assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Árbitro de vídeo: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC)

Gols: Vitor Bueno, aos 50’/1ºT (1-0), Madson, aos 29’/2ºT (2-0), William, aos 50’/2ºT (3-0)
Cartões amarelos: Fernandinho, Erick e Thiago Heleno (ATH), Tomás Rincón, Morelos, Rodrigo Fernándes e Joaquim (SAN)

ATHLETICO-PR: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Kaíque Rocha; Madson (Bruno Peres, aos 31’/2ºT), Fernandinho, Erick, Vitor Bueno (Zapelli, aos 3’1’/2ºT) e Christian (Alex Santana, aos 31’/2ºT); Cuello e Vitor Roque (William, aos 39’/2ºT). Técnico: Wesley Carvalho

SANTOS:  João Paulo, Lucas Braga, Messias, Joaquim e Dodô (Mendoza, aos 23’/2ºT); Tomás Rincón (Morelos, aos 39’/2ºT), Rodrigo Fernández (Gabriel Inocêncio, aos 39’/2ºT), Jean Lucas e Nonato (Lucas Lima, aos 31’/2ºT); Soteldo e Julio Furch (Marcos Leonardo, aos 31’/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes