Meninos da Vila perderam com um jogador a mais (Crédito: Nathan Bizotto/EC Juventude)

Santos perdeu para o Juventude por 2 a 1, no Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quinta-feira (12). O gol santista foi de Mateus Xavier, de pênalti.

A equipe do técnico Mauricio Copertino permanece com 15 pontos. O Peixe possui três vitórias, seis empates e quatro derrotas, com 26 gols marcados e 22 sofridos. Na próxima rodada, duelam contra o Fortaleza na quarta-feira (18), às 15 horas, no Bruno José Daniel.

Na campanha, os Meninos da Vila venceram o Botafogo (C), São Paulo (F) e Grêmio (C), empataram com o Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Atlético-GO (F), Bahia (F), Cuiabá (F) e Corinthians (F) e perderam para o Fluminense (C), Cruzeiro (C), Vasco (C) e Juventude (F).

O JOGO

Com apenas um minuto de jogo, o Santos FC já chegou com perigo pela direita do ataque. Gabriel Simples acionou Mateus Xavier invadindo a área e o camisa 11 foi rápido para bater cruzado, mas mandou nas mãos do goleiro. Aos nove minutos, depois de cobrança de escanteio curto pela esquerda, Pepê Fermino dominou a bola pela lateral da grande área e, mesmo sem muito ângulo de finalização, bateu colocado, com força, buscando o canto direito. Luiz Turatto teve de se esticar para fazer boa defesa e desviar para novo escanteio.

Passada metade da primeira etapa, Enzo Boer recebeu passe esticado de Gustavo Henrique pela ponta esquerda e partiu em velocidade na direção da área. Dentro dela, ele bateu cruzado mas parou em defesa segura do adversário. Dois minutos depois, Mateus Xavier chegou pela ponta esquerda do ataque e fez a bola chegar a Gabriel Simples, dentro da grande área. Ele bateu rasteiro na direção do canto esquerdo, mas o goleiro fez a defesa sem dificuldades.

Aos 34, Kauan Pereira recebeu a bola pela esquerda do ataque e invadiu a área para chegar à linha de fundo. Na tentativa da finalização cruzada do camisa 9, Luiz Turatto saiu bem do gol para fechar o ângulo do camisa 9 e desviar a bola para escanteio. O Peixe começou a segunda etapa pressionando os adversários no campo de ataque. Aos cinco minutos, Vinícius Lira invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. Rodrigo Cezar tentou completar para o gol, mas a bola desviou em seu marcador e saiu em escanteio pela direita.

Pouco depois, Pepê Fermino recebeu lançamento pelo meio da área e dominou a bola antes de ajeitá-la para Gabriel Simples finalizar. O lateral direito chegou embalado pela direita e mandou uma bomba, mas fez a bola subir demais e sair por cima do gol. Aos 12 minutos, no entanto, foi o Juventude que abriu o placar. João Trevisol recebeu bola ajeitada na entrada da área e bateu colocado, com força, para o fundo das redes no ângulo direito.

Cinco minutos depois, Kenay recebeu a bola pela esquerda do campo ofensivo e, mesmo de longe, tentou surpreender o goleiro com finalização no canto esquerdo. A bola, no entanto, passou perto da trave esquerda e saiu em tiro de meta. Com 25 minutos, praticamente do mesmo lugar, Mateus Xavier tentou finalizar de fora da área. Desta vez a bola ganhou a direção do canto inferior esquerdo, mas o goleiro pulou bem para encaixar a bola.

Dez minutos depois, a equipe da casa chegou ao segundo gol com Marlon. Ele recebeu passe em profundidade pela ponta direita, invadiu a área e bateu na saída do goleiro Rodrigo Falcão para balançar a rede do canto inferior direito. Nos acréscimos, com 48 minutos de segunda etapa, Alejandro Villarreal foi derrubado pela esquerda da grande área e o árbitro Wagner Silveira Echevarria assinalou penalidade máxima.

Na cobrança, Mateus Xavier bateu forte no ângulo direito para descontar a diferença no marcador, sem dar chances de defesa ao goleiro. Dois minutos depois, Robinho Jr. dominou a bola pelo meio da grande área e balançou para cima de seu marcador para girar e finalizar. Na batida cruzada, a bola foi desviada e saiu da direção das redes.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE (RS) 2 X 1 SANTOS FC

Local: Estádio Municipal Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS)
Data: quinta-feira, 12 de junho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria (RS)
Assistentes: Conrado Bittencourt Berger (RS) e Artur Avelino Birk Preissler (RS)
Cartão amarelo: (JUV) Kaynan e Kauã Costa
Cartão vermelho: (JUV) Kauã Costa; (SFC) Rodrigo Cezar
Gols: (JUV) João Trevisol, aos 12′ e Marlon, aos 35′ do 2ºT; (SFC) Mateus Xavier, aos 48′ do 2ºT
SANTOS FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples (Padula), João Alencar, João Ananias e Vinícius Lira; Kenay (Lucas Jaime), Gustavo Henrique (Caio Araujo) e Pepê Fermino (Alejandro Villarreal); Enzo Boer (Robinho Jr.), Mateus Xavier e Kauan Pereira (Rodrigo Cezar). Técnico: Maurício Copertino
Juventude: Luiz Turatto; Kauã Costa, Schaffer, Bernardo e Gabriel Borges; Kaynan (Fred), Sasso (Luiz Eduardo) e Gui Teixeira (Miguel); Lucas Fernandes (Lucca), João Trevisol (Yarlei) e Marlon (Matheus Henrique). Técnico: Filipe Dias

REGULAMENTO

Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.

Além do Peixe, também participam da competição Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.

As quartas de final (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) serão disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (jogos previstos para 27 de agosto e 3 de setembro).

A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.

Leia também: Santos oferece novo contrato para renovação do volante Hyan

Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
  • Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
  • São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
  • Santos 2 x 2 Palmeiras – Gabriel Simples e Rodrigo Cezar
  • Atlético-GO 1 x 1 Santos – Luca Meirelles (P)
  • Santos 1 x 2 Fluminense – Luca Meirelles
  • Santos 2 x 3 Cruzeiro – Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Bahia 0 x 0 Santos
  • Santos 3 x 0 Grêmio – Luca Meirelles (2) e Robinho Jr
  • Cuiabá 2 x 2 Santos – Mateus Xavier e Luca Meirelles
  • Santos 1 x 2 Vasco – Gabriel Simples (P)
  • Corinthians 4 x 4 Santos – Luca Meirelles, Gabriel Simples, Robinho Jr e Rodrigo Cezar
  • Juventude 2 x 1 Santos – Mateus Xavier (P)
  • 18/06 (qua): Santos x Fortaleza, às 15h, no Bruno José Daniel
  • 24/06 (ter): Flamengo x Santos, às 15h, na Gárvea
  • 01/07 (ter): América-MG x Santos, às 15h, na Arena Vera Cruz
  • 08/07 (ter): Santos x Red Bull Bragantino, às 15h, no CT Rei Pelé
  • 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
  • 23/07 (qua): Internacional x Santos