Joaquim tenta a jogada na derrota para o Red Bull Bragantino (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Depois de um bom início de jogo, o Santos perdeu por 3 a 1 para o Red Bull Bragantino na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do time de Bragança Paulista foram marcados por Eduardo Sasha (2) e Eric Ramirez. Léo Ortiz (contra) fez o gol santista.

Com o resultado, o Peixe segue na 17ª colocação, com 30 pontos. É o primeiro time na zona de rebaixamento da competição. Na próxima rodada, domingo, o time enfrenta o Internacional, em Porto Alegre.

O jogo

O Santos começou o jogo sufocando o Red Bull Bragantino. Com menos de um minuto, Kevyson fez linda jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, Maxi Silvera fez o corta-luz e Lucas Lima bateu de primeira, mas a bola explodiu na trave. Na sequência da jogada, Marcos Leonardo chutou no peito do zagueiro Léo Ortiz.

Com quatro minutos, o zagueiro Joaquim arrancou pela direita e tocou para Marcos Leonardo, que ajeitou de primeira para Maxi Silvera. O uruguaio chutou fraco e o goleiro Cleiton defendeu. Aos seis, Lucas Braga cruzou, a defesa afastou e Lucas Lima chutou para fora no rebote.

No primeiro ataque, o Red Bull Bragantino abriu o placar. Aos nove minutos, após boa jogada de Vitinho, a bola sobrou fora de área para Aderlan, que chutou colocado. A bola explodiu no travessão e, no rebote, Eduardo Sasha tocou para o gol para fazer valer a lei do ex.

O gol esfriou o Santos e deu mais tranquilidade ao Red Bull Bragantino, que teve três grandes chances para aumentar o placar. Aos 15 minutos, Aderlan deu bom passe para Vititinho, que girou na área e chutou forte, mas João Paulo fez uma grande defesa. Um minuto depois, o goleiro do Peixe fez outras duas grandes defesas em cabeçada de Léo Ortiz e chute de Eduardo Sasha.

O Santos voltou a ameaçar aos 24 minutos. Após cobrança de escanteio da direita, Joaquim cabeceou e o goleiro Cleiton fez boa defesa. No entanto, um minuto depois, o time da casa sofreu mais um duro golpe. Léo Ortiz deu lindo lançamento para Matheus Gonçalves nas costas de Kevyson, João Paulo saiu do gol e fez pênalti no adversário. Eduardo Sasha cobrou aos 28 minutos e ampliou.

A torcida do Peixe seguiu apoiando. Aos 34 minutos, Maxi Silvera chutou de fora da área e o goleiro mandou para escanteio.

Se o primeiro tempo começou com pressão do Santos, o segundo começou com gol do Red Bull Bragantino. Logo com um minuto, Helinho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, Eric Ramirez pegou de primeira, a bola desviou em Joaquim e enganou o goleiro João Paulo.

Meio descaracterizado pelas mudanças no intervalo, o Santos criou poucas chances. Aos 28 minutos, Soteldo invadiu a área e cruzou, mas Weslley Patati chutou por cima do gol. Aos 37 minutos, Soteldo cruzou da direita, Mendoza ajeitou e Julio Furch chutou, mas o goleiro Cleiton defendeu com os pés. No rebote, Patati desviou e Léo Ortiz salvou com o peito em cima da linha. Aos 39, Mendoza recebeu de Soteldo e chutou, mas Cleiton defendeu novamente.

O Peixe diminuiu aos 41 minutos. Soteldo deu lindo passe para Mendoza, que cruzou rasteiro. Na disputa com Julio Furch, o zagueiro Léo Ortiz tocou contra o próprio gol.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 3 RED BULL BRAGANTINO

Data e hora: 19 de outubro de 2023, às 20h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Frederico Soares Vilarinho (MG)

Gols: Eduardo Sasha, aos 9’/1ºT (0-1) e aos 28’/1ºT (0-2), Eric Ramires, a 1’/2ºT (0-3), Léo Ortiz (contra), aos 41’/2ºT (1-3)
Cartões amarelos: João Paulo, Dodi, Nonato e Jean Lucas (SAN) e Luan Patrick (RED)
Cartões vermelhos:

SANTOS: João Paulo; Joaquim, João Basso e Dodô; Lucas Braga, Dodi (Weslley Patati, aos 27’/2ºT), Jean Lucas, Lucas Lima (Mendoza, no intervalo) e Kevyson (Nonato, no intervalo); Maxi Silvera (Soteldo, no intervalo) e Marcos Leonardo (Julio Furch, aos 35’/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes

RB BRAGANTINO: Cleiton, Aderlan, Luan Patrick, Léo Ortíz e Luan Cândido; Raul (Helinho, no intervalo), Matheus Fernandes (Eric Ramirez, no intervalo) e Lucas Evangelista; Matheus Gonçalves (Jadson, no intervalo), Eduardo Sasha (Thiago Borbas, aos 14’/2ºT) e Vitinho (Sorriso, aos 29’/2T). Técnico: Pedro Caixinha