Santos de Jorge Sampaoli pode garantir vaga na Libertadores nesta rodada (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com os resultados da rodada deste meio de semana, o Santos pode garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2020 já neste final de semana, ou seja, com seis rodadas de antecipação.  Para que isso aconteça, o Peixe precisa vencer o Goiás neste sábado, às 17 horas, no estádio Serra Dourada, em Goiânia e torcer por dois resultados.

Em caso de vitória, o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli chegará aos 64 pontos (e 19 vitórias) e precisará torcer para o Corinthians não ganhar o clássico contra o Palmeiras, neste sábado, e o Internacional não ganhar do Fluminense, no domingo.

Após essa rodada, cada equipe ainda poderá conquistar 18 pontos. Em caso de empate do Corinthians e do Internacional, por exemplo, as duas equipes chegariam a 49 e 47 pontos, respectivamente. Com mais 18, poderiam chegar a 67 e 65 pontos. No entanto, Corinthians e Internacional se enfrentam na 33ª rodada, em Itaquera.

Nesse cenário, caso o Corinthians vença o confronto direto, o Internacional só poderia chegar a 62 pontos e não alcançaria mais o Santos. Em caso de empate, o time gaúcho só chegaria aos 63. Em caso de derrota no confronto, o Corinthians só poderia chegar aos mesmos 64 pontos do Santos, mas com apenas 17 vitórias (contra 19 do Peixe).

A derrota do São Paulo para o Fluminense também deixou o Santos mais perto de garantir uma vaga no G4. A diferença agora entre as equipes, que ocupam a terceira e quinta colocações, é de 9 pontos. Se o Santos ganhar do Goiás e o São Paulo perder do Athletico-PR, o Peixe pode garantir o G4 justamente no clássico do dia 16, na Vila Belmiro, em Santos.