Lucas Lourenço já poderia até assinar um pré-contrato com clubes da Europa (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Uma das principais promessas das categorias de base do Santos e nome sempre pedido pelos torcedores na equipe profissional, o meia Lucas Lourenço pode deixar o clube no meio do ano por um valor bem abaixo da multa rescisória devido a um problema em seu contrato.

Da mesma geração de Rodrygo e Yuri Alberto, Lucas Lourenço assinou o primeiro contrato de profissional aos 16 anos, com prazo de cinco anos, como libera a Lei Pelé. O contrato registrado na CBF tem duração até 27 de setembro de 2022. No entanto, a Fifa regulamenta que o primeiro contrato de profissional pode ter a duração máxima de três anos.

Pela diferença na regulamentação, para uma transferência internacional, os dois últimos anos do contrato feito por Lucas Lourenço não são válidos. Advogados ouvidos pelo DIÁRIO entendem que o clube poderia até levar o caso para a Fifa e o CAS, mas lembram que já existem decisões no sentido de considerar apenas os três primeiros anos.

Shop: Que tal uma havaiana oficial do Santos? Está em destaque na Amazon

Diante disso, Lucas Lourenço poderia deixar o Santos para um clube do exterior após o dia 27 de setembro deste ano com o pagamento apenas de uma indenização por formação, avaliada em 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,4 milhões). O jogador já poderia, inclusive, ter assinado um pré-contrato com qualquer time do exterior.

O DIÁRIO apurou que o Dínamo de Moscou e um clube do Itália já entraram em contato com a família do jogador. Outro clube já fez contato diretamente com o Santos. A nova diretoria do Peixe procurou o empresário do meia para negociar um novo contrato e deve agendar uma reunião assim que a quarentena acabar. Lucas Lourenço quer seguir no clube, mas espera ter mais espaço.

“Somos uma família de santista, temos o sonho dele jogar no Santos e dar um retorno para o clube. Somos muitos gratos por tudo que o clube deu a ele. Fizemos uma videoconferência com o William e com o Jorge, são pessoas do bem e estamos esperando a volta para decidir pessoalmente. A conversa foi boa, mas precisamos saber o que o clube quer para o Lucas. Se o clube entender que não vai aproveitar, tem essa oportunidade de sair”, afirmou o pai do jogador, Robson Andrade, que também atuou pelo Santos, entre 92 e 96.

Lucas Lourenço está no Santos há 11 anos e já teve mais de 15 convocações para seleções de base. Em 2018, ele foi o principal destaque do time na disputa do Mundial Sub-17, na Espanha. Quando voltou do torneio, seria promovido ao time profissional pelo técnico Jair Ventura, mas teve uma lesão. A diretoria das categorias de base na época não permitiu que ele fosse tratado pelo departamento médico do profissional, o que incomodou seus familiares. Quando voltou, Lucas sentiu uma nova lesão e, no geral, ficou 150 dias afastado dos gramados.