Santos pode ter prejuízo milionário em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos está correndo o risco de não disputar a Copa do Brasil de 2024. Com a mudança no regulamento da competição para o próximo ano e a distribuição de vagas por federações estaduais, o Peixe tem grandes chances de ficar de fora, o que acarretaria em prejuízo financeiro significativo.

A Copa do Brasil é atualmente a competição que mais premia os clubes, entretanto, devido à eliminação do Santos na fase de grupos do Paulistão, o time não conseguiu garantir uma vaga para 2024, que seria destinada apenas aos cinco melhores times da competição.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda possui uma outra vaga para a Copa do Brasil, que seria destinada ao campeão da Copa Paulista. O Santos estava classificado para a competição, mas optou por não participar. Diante dessa situação, o Santos precisava vencer a Copa do Brasil ou a Sul-Americana de 2023 (o que não ocorreu, pois foi eliminado precocemente) ou garantir a classificação para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro.

Vale destacar que 12 clubes têm direito de ingressar diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, incluindo os representantes do país na Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023. Caso essas vagas não sejam preenchidas, as restantes serão distribuídas pelo Brasileirão. Portanto, o Santos precisaria terminar no mínimo em nono lugar no Campeonato Brasileiro deste ano. Atualmente, o Santos está em 14º lugar, a 10 pontos do nono colocado, que é o Atlético-MG.

Em uma reunião do Conselho Deliberativo do Santos em junho, o presidente Andres Rueda afirmou que o clube não ficaria de fora da Copa do Brasil, alegando que acreditava em um convite. No entanto, conforme as informações inicias do LANCE! e confirmadas pelo DIÁRIO, indicam que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não planeja convidar clubes que não conquistem uma vaga.

Se o Santos não conseguir uma vaga na Copa do Brasil, enfrentará um prejuízo considerável em 2024. Neste ano, mesmo com a eliminação nas oitavas de final para o Bahia, o clube obteve cerca de R$ 8,5 milhões em premiações.

Leia também: