Santos fez duas partidas como mandante longe da Vila em 2024 (Foto: Derik Caiado)

A diretoria do Santos planeja mandar boa parte de seus jogos na Série B longe da Vila Belmiro. Após o sucesso de duas partidas realizadas na capital durante o Paulistão, a ideia agora é realizar até sete jogos longe da Baixada Santista.

Ao todo, o Peixe jogará 19 partidas como mandante no campeonato. No entanto, o clube está sob punição do STJD de três jogos com portões fechados e outros três com público parcial, restando 13 partidas com público 100%.

Essa punição acabou atrapalhando um pouco os planos do presidente Marcelo Teixeira, que inicialmente havia falado em coletiva que esses seis jogos serão todos na Vila Belmiro. Com isso, dos 13 jogos com público 100%, mais da metade o mandatário pensa em realizar longe do litoral, sendo os sete já citados.

No entanto, durante a última semana, o Santos recebeu uma proposta para realizar o jogo contra o Botafogo-SP, pela oitava rodada, no Estádio do Café, em Londrina, no Paraná. Mesmo com o público parcial devido à punição, a oferta feita para que o Peixe mande o jogo na cidade foi de R$ 600 mil reais.

Nos demais jogos, o  clube ainda não sabe onde irá jogar, já que encontra problemas para negociar partidas nos estádios de seus três rivais na capital. Porém, Teixeira não descarta a possibilidade desses jogos não serem necessariamente na capital, podendo levá-los para o interior paulista e outros estados como o próprio Paraná, Distrito Federal ou Rio de Janeiro.

O estádio que o Peixe pretende mandar jogos na capital ainda este ano é o Pacaembu. O clube tem um acordo com a empresa Allegra, construtora que está cuidando das reformas e irá administrar o novo Pacaembu. Com isso, o clube aguarda o fim da reforma para poder realizar jogos e eventos para seus torcedores.

Neste ano, o Santos disputou duas partidas como mandante longe da Vila Belmiro, ambas na capital. A primeira foi a vitória sobre o São Bernardo por 2 a 1, na fase de grupos do Paulistão, onde mais de 50 mil pessoas estiveram presentes no Morumbi. A outra foi na semifinal do estadual, quando superou o Red Bull Bragantino por 3 a 1, com quase 45 mil presentes na Neo Química Arena – recorde do estádio no ano até aqui.

Os jogos de punição do Santos sem público são os seguintes: contra Paysandu, já pago na primeira rodada, Guarani (terceira rodada) e Brusque (sexta rodada). As partidas diante o Botafogo-SP (oitava rodada), Goiás (décima primeira rodada) e Chapecoense (décima terceira rodada) estarão apenas com o setor das torcidas organizadas fechado e com uma faixa em apoio ao STJD no lugar.

Leia também: