Atletas do Sub-17 participam de palestra sobre educação financeira (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Preocupado com o futuro de seus Meninos da Vila, o Departamento de Futebol de Base do Santos realizou na última segunda-feira, na Vila Belmiro, uma palestra sobre educação financeira aos jogadores da categoria Sub-17.

Dois profissionais falaram aos atletas sobre a importância em poupar, o pensar no futuro. E uma palavra que é adotada pelos técnicos de futebol foi também muito enfatizada pelos dois executivos do mercado financeiro: disciplina.

“Bom salário, tempo disponível, acesso aos melhores produtos e serviços financeiros. Quando alguém tem tudo isso é impossível ter problemas com dinheiro, certo? Errado. Se não houver disciplina, tudo pode ir por água abaixo, a pessoa gasta mais do que pode. São inúmeros os casos de atletas brilhantes que naufragaram por pura falta de disciplina”, falou o economista Mauro Monaro Garcia.

Ricardo Barros, assistente social do Peixe, ficou muito satisfeito com as horas gastas dos garotos com a palestra. Para ele, mais do que formar atletas, é preciso desenvolver cidadãos.

“Nosso intuito é que ações como essas consolide cada vez mais o processo de formação do atleta do Santo, e principalmente, que o Menino da Vila se desenvolva como cidadão, chefe de família, sendo um exemplo para todos do seu meio” disse Ricardo.

O jovem Pedro Scaramussa, que na semana passada assinou seu primeiro contrato como atleta profissional, também aprovou o debate do assunto no clube. Pedro, que atua de lateral-esquerdo, tem vínculo com o Peixe agora por três temporadas e já pensa no futuro dentro de campo, assim como fora dele.

“Eu já planejo como vou usar meu dinheiro. Sei que o tempo da nossa carreira é curta, e que temos a possibilidade de ganharmos muito acima do que ganha a maioria dos brasileiros. Por isso saber gerir e ter orientações de pessoas capacitadas no assunto, fará com que eu possa ter tranquilidade de jogar e também dar sustentabilidade à minha família”.