
Miguelito e Zabala vieram do mesmo projeto da Bolívia para o Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
O Departamento de Futebol de base do Santos está reavaliando a contratação de estrangeiros para as categorias. Inclusive, o clube não trouxe nenhum ‘gringo’ nesta janela. O DIÁRIO apurou que o Peixe fez algumas contratações de jogasdores de outros países por dois motivos: o valor envolvido na negociação ser menor do que no mercado nacional e a necessidade de corrigir falhas no processo de formação.
A Fifa não permite a transação de atletas internacionais com menos de 18 anos, o que também retarda alguns processos. Se chegam mais novos, só treinam com as categorias e disputam no máximo torneio extraoficiais (que não precisa de registro federado). Normalmente, os atletas chegam para atuar no Sub-20, mas a categoria se divide em três idades diferentes: quem subiu do Sub-17 e fez 18 anos, os de 19 anos e aqueles que estão estourando a idade já com 20.
Visando alguns desse processos, o Alvinegro entende que Miguelito, por exemplo, ‘deu certo’ na base. No entanto, agora é demanda do profisisonal, por já ter ‘estourado’ a idade. O clube acredita que ele vai dar retorno esportivo e financeiro, ou seja, vai ‘se pagar’. Em relação à expectativa criada sobre ele é outra discussão além das escolhas do Departamento.
Pelo balanço dos últimos casos, o Santos está reavaliando situações para trazer reforços estrangeiros para a base em meio a necessidade de posição, destaque internacional observado pelo scout e entre outros fatores.
Leia também: Thais Picarte revela pedido da CBF para utilizar Vila Belmiro na Supercopa Feminina
Relembre alguns casos de estrangeiros na base abaixo:
Bolívia
- Miguelito – 24/04/2027 – profissional e convocado pela Seleção Boliviana para as Eliminatórias
- Enzo Monteiro – 29/05/2027 – emprestado ao Auda (Letônia)
- Fernando Nava – Sub-20 e depois clube decidiu não renovar por lesões
- Marcelo Torrez -30/06/2027 – Sub-20 e convocação pela Seleção Boliviana para as Eliminatórias
- Leonardo Zabala – Sub-20, afastado no profissional e rescisão
Colômbia
- Alejandro Villarreal – 05/03/2026 – Sub-20 e disputou o Sul-Americano da categoria
Equador
- Ronald Perlaza – 14/07/2025 (empréstimo) – Sub-20
Venezuela
- Nicola Profeta – 21/02/2026 – Sub-20 e disputou o Sul-Americano da categoria
Costa do Marfim
- Coulibaly Yeko Appolinaire (não tem registro por ser menor)
Angola
- Osvaldo Yamba Kinanga – 28/08/2027 (tem nacionalidade brasileira por ter morar no país desde pequeno)
Quando se fala de contratar jogador da América Latina falamos sobre Uruguai, Colombia, Argentina… mas o Santos fica contratando os caras de VEnezuela, Bolivia, países sem nenhuma referência no esporte.
Exatamente
Errado!
Venezuela: Soteldo e Rincón
Bolívia: Miguelito
Tá certo
Fom fom
calada fake
É DESSE JEITO !
Fico me perguntando O QUE os Scouts dos gringos tem de diferente , que eles conseguem “ACHAR” um Lautaro Martines , Julián Álvarez , Gonzalo Montiel , Thiago Almada (…) sendo que os caras estão DO OUTRO LADO DO MUNDO , equanto estamos DO LADO ! e somos CEGOS .
Enquantos os times brasileiros “acham” Quinhones , Johan Julio , Miguelito , e outras merdas …
O Próprio scout do FC Cincinnati É MELHOR QUE TODOS os brasileiros SOMADOS ! Chega ser impressionante , um time dos Estados Unidos , com NENHUMA tradição no futebol , com melhor visão de QUALIDADE de atletas de futebol , do que o “País do Futebol” .
Esta reavaliação não pode significar que o Santos vai desistir de trazer jovens de outros países!!! Tem que ter um Departamento para monitorar jovens em outros países como todos os times europeus tem!!! Todos nós sabemos que os times europeus são “pedófilos” e já ficam de olho nos meninos desde os 9 ou 10 anos!!! Quantos deles não estão de olho no Kauan Basile??? O problema é que o Santos parece que não se interessa por alguns mercados como o uruguaio e argentino que sempre estão revelando grandes jogadores!!! Talvez o Santos não sinta que tem condições de disputar um jovem argentino com os times europeus ou um Boca ou River ou até mesmo times brasileiros como Flamengo e porquinho!!! Realmente, vendo por este lado, há uma lógica!!! Mas não podemos desistir de tentar!!!