Gabriel e Cuca foram os principais responsáveis pelo ressurgimento do Santos no 2º turno do Brasileirão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A partida entre Santos e Atlético-MG na noite deste sábado, às 20 horas, na Vila Belmiro, não é a última do Peixe na temporada, mas marcará despedidas importantes para o torcedor santista. Como trata-se da penúltima rodada do Brasileirão e o clube encerrará o campeonato longe da Baixada, em Recife, diante do Sport, o confronto contra a equipe mineira marcará como último jogo oficial da Vila em 2018.

Só que do caldeirão o torcedor poderá matar saudade no ano que vem, já de Cuca, Renato e Gabriel, não!

Na sexta-feira, Cuca anunciou que deixará o clube após o término do Brasileirão. Com problemas de saúde, o técnico fará uma pausa na carreira e o Peixe já busca novo técnico. Abel Braga e Roger Machado são os favoritos para assumir o comando do time em 2019.

Renato por sua vez, encerrará a carreira como atleta profissional esse ano. Menino da Vila, o jogador, ídolo da torcida, assumirá definitivamente o cargo de executivo de futebol do clube na próxima temporada, função que já vem exercendo nos últimos dois meses paralelamente enquanto atua como atleta.

A despedida de Gabriel é a única ainda não oficial, mas também quase certa. O Santos sonha com um novo empréstimo do atacante, mas a realidade é outra. Com a boa temporada que fez, conquistando a artilharia da Copa do Brasil e liderando o quesito no Brasileirão, o jogador desperta o interesse do futebol europeu e de clubes brasileiros. Seu futuro ainda é incerto, mas quase certo que longe da Vila Belmiro.

Sem vencer há cinco rodadas, são quatro derrotas e um empate, o elenco do Peixe comentou durante toda a semana em terminar o Campeonato Brasileiro de forma digna. A equipe soma 47 pontos e ocupa a 10ª colocação na tabela.

O Santos não tem mais chances de conquistar uma vaga no G6 para disputar a Copa Libertadores do ano que vem, mas ainda tem pretensões na competição. A equipe busca garantir classificação na Copa Sul-Americana, assim como faturar uma premiação maior no Brasileirão. Quanto mais bem posicionado terminar, maior será o seu prêmio em dinheiro.

FICHA TÉCNICA

Santos x Atlético-MG

Campeonato Brasileiro 37ª rodada

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Horário: 20 horas

Transmissão: Première

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique (Kaique Rocha), Luiz Felipe e Dodô; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Rodrygo, Gabriel e Felippe Cardoso. Técnico: Cuca

Atlético-MG: Victor; Emerson, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Matheus Galdezani, Elias, Luan e Cazares; Chará e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi